Os jogos que não vai querer perder no fim de semana

17 out 2014, 10:21
Tottenham vs Manchester City (EPA)

Entre a ronda das seleções e da jornada da Liga dos Campeões, este é daqueles fins-de-semana que os treinadores receiam: pouco tempo para preperar jogos, maior potencial de lesões e alguma tentação de tirar o pé, a pensar nos jogos a meio da semana. Também por isso, são maiores do que o habitual as hipóteses de resultados surpreendentes. E talvez seja esse o melhor gancho para preparar o seu fim de semana de transmissões televisivas dos jogos lá de fora já que, ao contrário do que aconteceu no início de outubro, não há clássicos no menu.

A entrada em ação é gradual: às 19.30 de sexta-feira há um Lens-PSG
(SportTV 1, ***) em que o campeão em título, a sete pontos do líder Marselha, está pressionado para não perder mais terreno, depois dos inacreditáveis seis empates nas primeiras nove jornadas, perante um Lens que não ganha há cinco jogos.

Por comparação, o programa de sábado é muito mais exigente: esqueça o almoço formal, para poder acompanhar o Manchester City-Tottenham
(12.45, BTV2 ****) com a atenção que merece. O melhor é ir mastigando qualquer coisa nos tempos mortos, porque ainda antes do fim do jogo no Etihad começa o Krasnodar-Zenit
(14 h, SportTV 5 **), que põe frente a frente a equipa de Izmaylov com o destacadíssimo líder da Liga russa, de Villas-Boas, Danny e Neto – e acessoriamente adversário de má memória do Benfica na Liga dos Campeões. 

 

Tome fôlego e sustenha a respiração, que as próximas horas não são para espíritos fracos. O fim do City-Tottenham faz ligação direta com o Bayern-Werder Bremen (14.30, SportTV 3 ***) que já foi um must da Bundesliga, nos anos 80 e 90, mas agora se limita a pôr frente a frente o primeiro e o último. Qualquer resultado que não a vitória folgada dos homens de Guardiola pode ser considerado surpreendente.

Se a expectável vitória do Bayern ficar encaminhada na primeira meia hora, ganha margem de manobra para repartir atenções entre as equipas de Mourinho e de Cristiano Ronaldo, que jogam fora de portas à mesma hora. No Selhurst Park, o Crystal Palace-Chelsea (15 h, BTV2 ****) vai servir para avaliar até que ponto o líder da Premier League e adversário do Sporting na Liga dos Campeões pode ter perdido embalo com os jogos de seleções, perante uma equipa que luta pela permanência. Mesmo cenário no Ciudad de Valencia, para um Levante-Real Madrid (15 h, SportTV 2 ****) que, em condições normais, poderá permitir a Cristiano Ronaldo prosseguir a sequência estratosférica de 14 golos nos últimos sete jogos pelos merengues.



Quase sem dar por isso, já chegou às 17 horas. E se por alguma razão não quiser acompanhar o clássico para a Taça, entre FC Porto e Sporting, alternativas não lhe faltam: tem, por exemplo, o At. Bilbau-Celta (Sport TV 2 **) para uma última avaliação à crise dos bascos antes de estes visitarem o estádio do Dragão, na terça. Ou talvez ver em ação uma das grandes equipas europeias da atualidade, recém-saída da primeira derrota oficial da temporada - Roma-Chievo Verona (17, SportTV 3 ***). Já se a sua opção recair no Mechelen-Anderlecht (SportTV 5 *), é porque terá seguramente razões sólidas para isso – que, sinceramente, preferimos não conhecer.

Às 19 horas é tempo de retomar o contacto com a Liga espanhola, mais concretamente com o líder blaugrana, que afina motores para a Champions ( Barcelona-Eibar, SportTV 2 ***). A menos que o seu espírito analítico o leve a preferir uma última observação à equipa mais portuguesa da Ligue 1, e próximo adversário do Benfica na Liga dos Campeões – Mónaco-Evian (Sport TV 5 ***) - não esquecendo que às 19.45 os encarnados jogam na Covilhã para a Taça.



É essa, precisamente, a hora do início do Sassuolo-Juventus (19.45, SportTV 3 ***), que pode ir espreitando, na vã esperança de ver tropeçar o líder da Série A. A partir daí, o sábado vai perder intensidade: o Córdoba-Málaga (21, SportTV 2 **) ainda pode servir para matar saudades de caras conhecidas como Antunes, Duda, Ricardo Horta ou Ghilas. Já a fechar a noite, e depois de tanto jogo de primeiro nível, o São Paulo-Bahia, (22.30, SportTV 3 *) entre um candidato ao pódio e um candidato à descida, é só mesmo para fãs hardcore do Brasileirão.

Erguer cedo e etc.

Com os frequentadores da Liga dos Campeões a jogarem quase todos no sábado, domingo é um dia com ementa menos abundante. Ainda assim, é melhor acordar cedo: às 11 horas, já deve estar preparado para um At. Madrid-Espanhol (SportTV 2 ***) com o campeão em título a procurar o regresso à zona Champions.

Logo a seguir, vai ter de optar: de um lado, pode avaliar em direto se o efeito Bielsa se mantém no surpreendente líder da Liga francesa - Marselha-Toulouse (13 h, SportTV 2 ***). Do outro, meia hora mais tarde, ver se é desta que o Liverpool dá uma sapatada na crise, visitando o último classificado ( QPR-Liverpool, 13.30 h, BTV2 ***). E, de passagem, ver se é desta que Balotelli marca o primeiro golo na Liga, diante de uma das defesas mais batidas da prova.



Um conselho: não gaste demasiadas energias com o Verona-Milan (14 h, SportTV 1 **). Mais vale almoçar e preparar-se para acompanhar o Corunha-Valência (16 h, SportTV 2 ***) um jogo com muitos nomes portugueses no elenco e um surpreedente candidato ao título de visita à Galiza. Nos tempos mortos, aproveite para espreitar o Stoke City-Swansea (16 h, BTV 2**) com os galeses a tentarem sair do ciclo de maus resultados dos último mês.

Depois, a intensidade continua a baixar: Inter-Nápoles (19.45, SportTV 2 ***), Lyon-Montpellier (20, SportTV 4 **) e New York Red Bulls-Columbus Crew (20, BTV 2 *) têm um indisfarçável sabor a fim de festa. Melhor arrumar o comando e começar a pensar na jornada da Champions.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
Mechelen-Anderlecht, São Paulo-Bahia, New York Red Bulls-Columbus Crew

** Meh...
Krasnodar-Zenit, At. Bilbau-Celta, Córdoba-Málaga, Verona-Milan, Stoke City-Swansea, Lyon-Montpellier

*** 30 minutos e logo se vê
Lens-PSG, Bayern-Werder Bremen, Barcelona-Eibar, Roma-Chievo Verona, Mónaco-Evian, Sassuolo-Juventus, At. Madrid-Espanhol, Marselha-Toulouse, QPR-Liverpool, Corunha-Valência, Inter-Nápoles

**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
Manchester City-Tottenham, Crystal Palace-Chelsea, Levante-Real Madrid

***** PÁRA TUDO!
Nesta semana não há disso, lamentamos.

Patrocinados