Putin garante que Rússia quer instalar uma central nuclear no espaço

CNN , Radina Gigova
14 mar, 19:41
Roscosmos da Estação Espacial Internacional em abril de 2023. NASA

Presidente russo diz, em campanha eleitoral, que a instalação de uma unidade de energia nuclear no espaço é uma prioridade para a Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse esta quinta-feira aos funcionários do governo que os projectos espaciais, incluindo a instalação de uma unidade de energia nuclear no espaço, devem ser uma prioridade e receber financiamento adequado, segundo noticiou a agência noticiosa estatal TASS.

A Rússia "tem boas competências e, além disso, tem mesmo reservas de que nos podemos orgulhar, com as quais podemos contar no futuro", disse Putin durante uma reunião com membros do governo, apontando como exemplo uma unidade de energia nuclear que funcionaria no espaço.

"Precisamos de o financiar atempadamente", disse Putin, segundo a TASS.

"Só precisamos de estabelecer prioridades", disse Putin, acrescentando que "há questões que exigem uma atenção adicional".

"Parece que estamos todos habituados ao facto de termos competências que outros países não possuem, mas temos de prestar-lhes especial atenção para que se desenvolvam e possam ser utilizadas no futuro de modo a resolver as tarefas que podem e devem ser resolvidas com a ajuda destas tecnologias", disse Putin.

O chefe da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov, disse na semana passada que a Rússia e a China estão a trabalhar num projeto para instalar um reator nuclear na Lua, segundo a TASS.

"Atualmente, estamos a considerar seriamente um projeto para levar à Lua e aí montar um reator nuclear, em conjunto com os nossos parceiros chineses, algures entre 2033 e 2035", afirmou Borisov durante um festival da juventude, a 5 de março.

Em março de 2021, a Corporação Espacial Estatal Russa Roscosmos e a Administração Espacial Nacional da China assinaram um memorando em nome dos seus governos sobre a cooperação na criação de uma Estação Internacional de Investigação Lunar, segundo a TASS.

A notícia surge depois de, no mês passado, fontes terem dito à CNN que a Rússia está a tentar desenvolver uma arma espacial nuclear que poderá potencialmente paralisar uma vasta gama de satélites comerciais e governamentais.

Este tipo de nova arma - geralmente conhecida pelos peritos militares espaciais como PEM nuclear - criaria um impulso de energia electromagnética e uma inundação de partículas altamente carregadas que atravessariam o espaço para perturbar outros satélites que giram em torno da Terra.

A arma ainda está a ser desenvolvida na Rússia e ainda não se encontra em órbita, como salientaram publicamente os funcionários da administração norte-americana de Biden. Mas se for utilizada, dizem as autoridades, atravessaria um perigoso rubicão na história das armas nucleares e poderia causar perturbações extremas na vida quotidiana de formas difíceis de prever.

 

Imagem no topo: quatro componentes principais do segmento Roscosmos da Estação Espacial Internacional retratados quando o posto avançado orbital se elevou 420 quilómetros acima do Oceano Atlântico Norte em abril de 2023. NASA

 

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados