Polónia convoca reunião de emergência após míssil russo sobrevoar espaço aéreo do país - foram três minutos e 40 quilómetros

CNN Portugal , JGR
29 dez 2023, 16:39
Polónia constrói 210 quilómetros de arame farpado para se proteger do enclave russo de Kaliningrado (Getty Images)

NATO já reagiu e Jens Stoltenberg disse que a Aliança mantém-se “solidária com o valioso aliado” e que está a monitorizar a situação

O presidente polaco, Andrzej Duda, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional, depois de um míssil russo ter sobrevoado perto de 40 quilómetros do espaço aéreo da Polónia em direção à Ucrânia, que foi alvo da mais mortífera vaga de bombardeamentos.

"Tudo indica que um míssil russo entrou no espaço aéreo polaco. Detetámo-lo através do radar. Deixou imediatamente o espaço aéreo polaco", dirigindo-se para a Ucrânia, disse o chefe do Estado-Maior do Exército polaco, general Wieslaw Kukula.

A informação da reunião de emergência surge horas depois de a NATO ter revelado que está a monitorizar a situação. O secretário-geral da aliança revelou que já entrou em contacto com o presidente polaco, Andrzej Duda, para demonstrar solidariedade e para garantir o seu apoio.

Numa publicação na rede social X, Jens Stoltenberg disse que a NATO mantém-se “solidária com o nosso valioso aliado” e que o comando da aliança continua a monitorizar a situação.

O meio de comunicação polaco RMF24 afirma que várias testemunhas observaram um objeto voador a "movimentar-se a grande velocidade". "Temos confirmações de radar, tanto a nível nacional como dos nossos aliados", acrescentou Wieslaw Kukula, citado pela agência francesa AFP.

O comandante operacional do exército polaco, general Maciej Klisz, disse que o míssil sobrevoou o espaço aéreo polaco durante três minutos, a uma distância de cerca de quarenta quilómetros.

"Enviámos as nossas forças e aviões para o intercetar e abater, se necessário, mas o tempo [de sobrevoo] e a forma como manobrou (...) tornaram isso impossível e permitiram que o míssil saísse do território polaco", explicou.

Segundo Klisz, o sistema de defesa aérea polaco foi colocado em alerta na quinta-feira à noite, na sequência da vaga de ataques russos contra a Ucrânia.Para evitar erros, foram efetuadas buscas terrestres no local onde o sinal de rádio do míssil se perdeu, disseram oficiais do exército.

A Polónia é membro da NATO e da União Europeia (UE).

Em novembro de 2022, um míssil ucraniano caiu na aldeia polaca de Przewodow, a cerca de seis quilómetros da fronteira com a Ucrânia, matando dois civis.

A explosão ocorreu numa altura em que a Rússia estava a realizar ataques maciços contra infraestruturas civis ucranianas em todo o país.

Até ser identificada a origem, a queda do míssil na aldeia polaca fez temer que a NATO fosse arrastada para o conflito, dado que a Polónia está protegida pelo compromisso de defesa coletiva da Aliança Atlântica.

A Rússia realizou esta sexta-feira o ataque considerado de maior dimensão desde que invadiu a Ucrânia há quase dois anos, provocando 18 mortos e 132 feridos, de acordo com um balanço provisório.

As autoridades ucranianas disseram que a Rússia lançou 122 mísseis e 36 drones contra alvos em toda a Ucrânia, num ataque que durou 18 horas.

O Ministério da Defesa russo reivindicou ter atingido "todos os alvos" previstos no intenso ataque lançado de madrugada.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados