Donald Tusk toma posse como primeiro-ministro da Polónia

Agência Lusa , FM
13 dez 2023, 11:11
Donald Tusk no parlamento da Polónia (Michal Dyjuk/AP)

Mudança de governo ocorreu após as eleições nacionais de 15 de outubro

O novo primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, foi empossado esta quarta-feira pelo Presidente do país, Andrzej Duda, e durante a cerimónia cada um dos seus ministros também prestou juramento.

A cerimónia de tomada de posse do novo Governo, pró-União Europeia, aconteceu no palácio presidencial, em Varsóvia.

Este foi o passo final de uma transição de poder que ocorreu nesta semana, marcando o fim de oito anos de governo do partido conservador Lei e Justiça.

A mudança de governo ocorreu após as eleições nacionais de 15 de outubro, através da união de partidos que se comprometeram a trabalhar juntos sob a liderança de Tusk para restaurar as normas democráticas do país - que foram colocadas em causa durante o anterior governo - e reavivar alianças.

O Governo de Tusk, antigo presidente do Conselho Europeu, obteve o voto de confiança do Parlamento polaco na noite de terça-feira e o novo primeiro-ministro prometeu, no seu discurso inaugural, exigir que o Ocidente mantenha o seu apoio à Ucrânia.

Tusk apelou que a classe política da Polónia permaneça unida, sublinhado que não é possível admitir divisões enquanto a Rússia trava uma guerra de agressão do outro lado da fronteira, na vizinha Ucrânia, num conflito que muitos temem que possa alastrar se Moscovo vencer.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados