"Parem imediatamente!": o momento em que a equipa da central nuclear de Zaporizhzhia percebeu que estava a ser atacada

CNN , Sam Kiley
6 mar 2022, 13:18
Central nuclear Zaporizhzhia em Enerhodar foi alvo de ataque russo (via AP Photos)

O incêndio, que deflagrou na sequência do bombardeamento, atingiu um edifício a cerca de 150 metros da central nuclear, ficando fora do perímetro dos reatores, pelo que os níveis de radiação permaneceram inalterados

O ataque da Rússia à maior central nuclear da Europa, a de Zaporizhzhia, na Ucrânia, na madrugada de sexta feira, fez soar os alarmes em todo o mundo pelo receio de uma catástrofe nuclear. Se o episódio já foi assustador visto de fora, para quem o viveu de perto pareceu aterrorizador. Um vídeo divulgado pela CNN Internacional mostrou precisamente isso, com imagens do momento em que o staff daquela central nuclear percebeu que estavam o edifício estava a ser bombardeado.

No vídeo, é possível ouvir os apelos dos funcionários para que o ataque terminasse, numa tentativa de dissuadir as forças russas através dos auto-falantes: "Parem imediatamente! Estão a colocar a segurança de todo o mundo em perigo!".

O incêndio, que deflagrou na sequência do bombardeamento, atingiu um edifício a cerca de 150 metros da central nuclear, ficando fora do perímetro dos reatores, pelo que os níveis de radiação permaneceram inalterados. A Agência Internacional de Energia Atómica garante que a zona está segura.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados