Exclusivo: imagens captam coluna militar com milhares de soldados russos a caminho de Mariupol

9 abr 2022, 19:58

Veículos com a marca Z desfilam pelas estradas rumo àquela cidade. Contam-se centenas de camiões, tanques e dispositivos com mísseis

Há mais de uma semana a Rússia anunciou uma mudança na estratégia na Ucrânia, redirecionando a sua força para o este, onde uma das grandes frentes de combate é Mariupol, cidade praticamente destruída que continua a resistir aos avanços russos. É precisamente para lá que se dirige uma extensa coluna de viaturas militares do exército russo.

Imagens exclusivas da TVI/CNN Portugal captaram uma comitiva de veículos com a marca Z - caraterística das tropas russas - a caminho da cidade que está a impedir a Rússia de criar um corredor que vai desde o seu território até à Crimeia, passando pelas zonas controladas do Donbass.

Trata-se de uma fila de vários quilómetros que foi captada, o que vai de encontro à informação que circulou esta sexta-feira nos meios de comunicação internacionais, que davam conta de que dez mil militares russos estariam a caminho de Mariupol.

As mesmas informações referiam que o objetivo de Moscovo passa por enviar um total de 40 mil soldados para aquela cidade, num ataque final para tomar um dos portos mais importantes da Ucrânia, que é também a única ligação ao mar de Azov.

Entre as centenas de viaturas vísiveis nas imagens estão sobretudo camiões, mas também tanques e até veículos que carregam mísseis Grad, artilharia típica do exército russo.

Será este o início de um assalto final da Rússia para tomar a região do Donbass, onde ficam Donetsk e Lugansk, zonas que foram autoproclamadas como repúblicas independentes da Ucrânia, e onde existem milhares de cidadãos que falam russo. De resto, segundo Vladimir Putin, a defesa destas populações é um dos grandes objetivos daquilo a que chama "operação militar especial".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados