Novas imagens de drone mostram destruição de Mariupol

31 mar 2022, 12:17

No vídeo é possível ver prédios e ruas completamente destruídos

Há novas imagens da destruição de Mariupol, cidade cercada há semanas pelas tropas russas e alvo constante de bombardeamentos.

O Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia divulgou hoje um vídeo com imagens de drone, que mostram o nível de destruição na cidade portuária, situada no sul do país.

No vídeo é possível ver prédios e ruas completamente destruídos.

Estas imagens surgem um dia depois de a tecnológica norte-americana Maxar Technologies ter divulgado imagens de satélite da cidade, que mostravam mesmo um antes e um depois em Mariupol, após os bombardeamentos russos. Na imagem abaixo pode ver-se Mariupol em 30 de junho de 2021.

Mariupol a 30 de junho de 2021 (Maxar Technologies)

E abaixo a mesma zona, mas nesta terça-feira, 29 de março.

Mariupol a 29 de março de 2022 (Maxar Technologies)

 

Ajuda humanitária a caminho de Mariupol

Equipas da Cruz Vermelha estão, neste momento, a caminho de Mariupol com ajuda humanitária e preparadas para retirar civis, disse o porta-voz da ICRC Ewan Watson à Reuters.

Segundo a Cruz Vermelha, "é desesperadamente importante" que esta ajuda chegue o mais rapidamente à cidade portuária no sul do país.

"A vida de dezenas de milhares de pessoas está em jogo", sublinha.

A Cruz Vermelha diz que está pronta para liderar a evacuação, prevista para sexta-feira, mas é preciso que as duas partes cheguem a acordo sobre os exatos termos da mesma, incluindo rota, hora de partida e duração.

"Por questões de logística e de segurança, estamos prontos para liderar esta operação na sexta-feira", afirmou Ewan Watson.

Pelo menos 45 autocarros estão a caminho de Mariupol.

Acompanhe a Guerra na Ucrânia AO MINUTO em CNN Portugal.

Europa

Mais Europa

Patrocinados