Biden põe fim à importação de marisco, álcool e diamantes russos num novo pacote de sanções contra a Rússia

CNN Portugal , BCE
11 mar 2022, 16:51
Presidente dos EUA, Joe Biden, faz declaração ao país (EPA/MICHAEL REYNOLDS)

Serão acrescentados novos nomes à lista de oligarcas russos alvo de sanções económicas pelos Estados Unidos, que proibirão também a exportação de bens luxuosos para a Rússia

O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou esta sexta-feira um novo pacote de sanções contra a Rússia na sequência da invasão da Ucrânia, descrevendo o presidente Vladimir Putin, como "um agressor" que "tem de pagar o preço" pela guerra.

Entre as novas sanções económicas figura a proibição da importação de marisco, álcool e diamantes da Rússia, uma decisão que, segundo Biden, irá "esmagar" ainda mais a economia russa.

Além disso, serão acrescentados novos nomes à lista de oligarcas russos alvo de sanções económicas pelos Estados Unidos, país que proibirá também a exportação de bens luxuosos para a Rússia.

"O presidente Vladimir Putin é um agressor e tem de pagar um preço" pela invasão russa da Ucrânia, vincou Biden.

Os Estados Unidos e os restantes países do G7, as maiores economias do mundo, onde se inclui a União Europeia, chegaram a acordo para pedir a "revogação das relações comerciais normais permanentes com a Rússia", colocando assim em causa o estatuto de Moscovo como "nação mais favorecida" para o comércio.

Esta decisão abre caminho para que os Estados Unidos e os seus aliados imponham tarifas sobre uma ampla gama de produtos russos, o que pressiona ainda mais a economia russa, que, de acordo com Biden, já está a caminhar para uma "profunda recessão".

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados