Duas explosões foram ouvidas em Kiev. Russos também atacam Lviv e Kharkiv

CNN Portugal , AG, DCT
15 nov, 15:25
Edifício destruído após ataque russo em Kiev (AP Photo/Andrew Kravchenko)

Às explosões seguiram-se alertas sonoros que alertavam para essa possibilidade, e tudo aconteceu apenas algumas horas após o discurso do presidente, Volodymyr Zelensky, ao G20.

Pelo menos duas explosões foram ouvidas ao início da tarde desta terça-feira na cidade de Kiev, avança um correspondente da agência Reuters, que refere que pode ser visto fumo nos céus da capital ucraniana.

De acordo com a agência, dois edifícios residenciais foram atingidos com dois mísseis e o autarca da capital ucraniana, Vitali Klitschko, que cita informações preliminares, diz que vários mísseis foram destruídos pelas tropas ucranianas, evitando algo ainda pior. Há já equipas médicas no local, mas ainda sem relatos de feridos ou vítimas mortais.

Às explosões seguiram-se alertas sonoros que avisavam para essa possibilidade e tudo aconteceu apenas algumas horas depois do discurso do presidente, Volodymyr Zelensky, no G20.

Ainda não está confirmada a causa das explosões, mas o chefe de gabinete do presidente publicou no Twitter que Moscovo tinha respondido ao discurso do chefe de Estado ucraniano com “um novo ataque de míssil”.

Anton Geraschenko, conselheiro do Ministério da Administração Interna, fala em quatro mísseis. 

Foram também ouvidas nos últimos minutos explosões em Lviv. O The Guardian adianta que os ataques russos atingiram uma infraestrutura de energia crítica, o que levou a um corte de eletricidade e de sinal móvel. “Estão a ouvir-se explosões em Lviv. Mantenham-se abrigados!”, exortou na plataforma digital Telegram o autarca de Lviv, Andriï Sadovy, precisando que “uma parte da cidade está sem eletricidade”.

Os bombardeamentos russos continuam em força e esta terça-feira também tiveram como alvo Kharkiv. “Ataque com mísseis à zona de Industrialniï, em Kharkiv”, indicou, por sua vez, o autarca da cidade, Igor Terekhov.

Europa

Mais Europa

Patrocinados