Soldados russos sequestram autarca de cidade de Melitopol. Ucrânia acusa Rússia de violar lei internacional

11 mar 2022, 21:33
Ivan Fedorov

Presidente da Câmara de Melitopol, cidade controlada pelas forças russas desde o início da invasão, foi raptado no centro da cidade, com recurso a um saco de plástico na cabeça

O presidente da Câmara de Melitopol foi esta sexta-feira raptado por soldados russos que ocuparam esta cidade do sul da Ucrânia, avançaram vários responsáveis ucranianos, citados pela agência Reuters.

"Um grupo de dez ocupantes raptou o presidente de Melitopol, Ivan Fedorov", revelou o Rada, o parlamento da Ucrânia, na sua conta do Twitter, acrescentando que "ele se recusou a cooperar com o inimigo".

De acordo como parlamento, o autarca foi detido quando estava no centro de crise da cidade, localizado a cerca de 120 km ao sul de Zaporizhzhia, para tratar de problemas de abastecimento.

Um alto responsável da administração presidencial da Ucrânia, Kirillo Tymoshenko, publicou no Telegram um vídeo que mostra soldados a sair de um edifício à distância, segurando um homem vestido de preto, com a cabeça aparentemente coberta com um saco preto.

Melitopol, uma cidade situada entre a cidade portuária de Mariupol e a península da Crimeia, tinha pouco mais de 150.000 habitantes antes da invasão russa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia acusou, entretanto, as forças russas de violar a lei internacional pelo sequestro do autarca: "O sequestro do autarca de Melitopol é considerado um crime de guerra no âmbito da Convenção de Genebra e do protocolo adicional, que proíbe fazer reféns civis durante uma guerra", pode ler-se no comunicado do ministério.

Segundo o Rada, outra funcionária da região, a vice-chefe do Conselho Regional de Zaporizhzhia, Leyla Ibragimova, já tinha sido raptada e posteriormente libertada há alguns dias.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados