Governo atualizou a lista de países, dizendo que existem "esforços identificados do Irão e dos seus afiliados para atingir israelitas e judeus em todo o mundo"
O Conselho Nacional de Segurança de Israel decidiu atualizar as recomendações de viagens para vários países, elevando o nível de alertas em muitos deles, como aconteceu com Portugal.
De acordo com o governo israelita, esta decisão surge numa altura em que se verifica um aumento do antissemitismo em todo o mundo, enquanto Israel continua a guerra na Faixa de Gaza, de onde tenta erradicar o Hamas.
Entre os vários países que viram o nível de alerta subir está Portugal, mas também muitos outros países europeus, que foram incluídos no nível 2, que recomenda aos israelitas que tomem precauções adicionais.
Este nível refere que a situação em países como Portugal é de “potencial ameaça”, sendo o terceiro nível mais elevado numa escala de 4. Antes da atualização Portugal pertencia ao grupo de países no nível 1, “sem ameaça de viagem”.
O Conselho Nacional de Segurança reitera as recomendações para que os israelitas reconsiderem viajar para o estrangeiro, pedindo àqueles que têm de viajar que evitem dar sinais evidentes de identidades judaicas ou israelitas.
“Desde o início da guerra que existem esforços aumentados identificados do Irão e dos seus afiliados, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica, para atingir israelitas e judeus em todo o mundo”, refere o comunicado.