Rússia diz que "tentará novamente" discutir rotas de evacuação com a Ucrânia

7 mar 2022, 17:50
Grupo de pessoas a sair de Kiev, na Ucrânia

Esta segunda-feira, o Ministério da Defesa russo anunciou em comunicado que abrirá corredores humanitários das cidades ucranianas de Kiev, Kharkiv, Sumy e Mariupol

A Rússia "tentará novamente" discutir eventuais rotas de evacuação com a Ucrânia, de acordo com o principal negociador da Rússia para as negociações, que estão a decorrer, citado pela CNN Internacional.

Em declarações a caminho para a terceira ronda de negociações na Bielorrússia, Vladimir Medinsky disse que os dois países discutirão "as mesmas questões, acordos políticos, questões humanitárias internacionais e acordos militares", tal como fizeram nas conversações da semana passada. 

"Vamos tentar novamente" discutir as rotas de evacuação com o lado ucraniano, disse Medinsky.

Esta segunda-feira, o Ministério da Defesa russo anunciou em comunicado que abrirá corredores humanitários das cidades ucranianas de Kiev, Kharkiv, Sumy e Mariupol. No entanto, dos seis corredores humanitários propostos, quatro acabam na Rússia ou na Bielorússia.

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, respondeu à declaração, exigindo que a Rússia "aceite opções para as nossas rotas, bem como estabeleça um cessar-fogo, com o qual concordaremos".

De acordo com a televisão estatal Russia 24, as negociações estão em ainda andamento. As duas primeiras rondas de negociações não resultaram em decisões tangíveis.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados