Taça UEFA: Angelino Ferreira compreende opção por Alvalade

5 fev 2004, 20:44

Presidente da APE recorda que Euro 2004 começa e termina no Dragão e na Luz

Angelino Ferreira congratulou-se com a escolha do Alvalade XXI para palco da final da Taça UEFA da próxima época. O vice portista falou ao Maisfutebol na qualidade de presidente da Associação Portuguesa de Estádios [APE] e disse também ser uma escolha esperada dentro do panorama nacional. «Com certeza que a escolha do estádio de Alvalade não será estranha à organização do Euro 2004», referiu. «Repare-se que o campeonato europeu tem os estádios do Dragão e da Luz como palcos da abertura e da final, respectivamente. Não sei quais foram os critérios da UEFA, mas não é de admirar que essa variável tenha sido ponderada».

Para além disso, Angelino Ferreira mostrou-se muito feliz, como responsável pela APE, pela escolha do Alvalade XXI para palco da final da Taça UEFA. «É o reconhecimento da parte da UEFA de que Portugal, com a construção ou remodelação de dez estádios para o Euro 2004, ficou dotado de equipamentos desportivos com qualidade para poder receber finais de competições europeias de clubes», sublinhou. «É um reconhecimento da qualidade dos estádios nacionais, um reconhecimento que abrange também a capacidade hoteleira e aero-portuária gerada com as obras realizadas no nosso país para preparar o Euro 2004».

Agora falta uma final da Liga dos Campeões. A prova rainha. «Portugal tem três estádios que reúnem os requisitos do caderno de encargos da UEFA e qualquer um deles é candidato». Mas será mesmo? A análise às últimas escolhas mostra que a UEFA prefere recintos com grande capacidade. Este ano, por exemplo, a final é no estádio Ataturk, na Turquia, onde cabem 80.597 pessoas. «É óbvio que a UEFA, até por razões financeiras, procure estádios maiores». Em Portugal só a Luz parece ter essa capacidade. «Não», contesta. «Há poucos recintos com as condições do Dragão e de Alvalade XXI».

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados