«O Sporting também é um grande clube», diz Beto

14 ago 2000, 14:10

Central comenta interesse do Real Madrid e Arsenal O defesa leonino sente orgulho por despertar interesse a grandes clubes da Europa, mas reforça que está bem em Alvalade. E a presença na Liga dos Campeões poderá ser um bom trunfo para continuar de verde e branco

Beto é um dos jogadores do Sporting que tem merecido mais atenções. O interesse de clubes de topo no futebol europeu denota a subida da sua cotação no mercado: primeiro o Real Madrid, agora o Arsenal, dois «colossos» que poderão ter sob mira o central sportinguista. 

O defesa leonino garante desconhecer propostas, mas confessa que fica agradado com o interesse de clubes de tão grande prestígio: «É muito bom saber que o meu trabalho é reconhecido. O Real Madrid é um grande clube, mas o Sporting também. Estamos na Liga dos Campeões e isso é uma motivação para continuar em Alvalade». 

Apesar da satisfação demonstrada, Beto reforça que nada há de concreto. Pelo menos, para já... «Sinceramente, só sei o que tem vindo nos jornais. Comigo ninguém falou. Tenho contrato com o Sporting até 2005. São mais quatro épocas, que pretendo cumprir. O futuro a Deus pertence, mas estou bem em Alvalade e estou muito entusiasmado com a ideia de ajudar o meu clube a repetir a época que fez no ano passado» 

O empate de ontem nas Antas mereceu de Beto um comentário positivo ¿ acima de tudo, pela atitude que o Sporting demonstrou: «Fizemos um bom jogo. Há coisas a melhorar, mas parece-me que o Sporting esteve bem. O Porto é uma excelente equipa e há que dar mérito à forma como conseguiu chegar ao empate, mesmo estando com dez. São situações que o futebol nos reserva: provavelmente estivemos melhor quando o Porto estava com 11...» 

Nova esperança para lugar na selecção  

Sobre as críticas de João Pinto à «excessiva dureza» dos jogadores do F.C. Porto, Beto delegou na comunicação social o julgamento: «Cabe a vocês, jornalistas, julgar essa matéria, mas basta ver o video do jogo para perceber que exisitiu de facto um excesso de dureza por parte do nosso adversário». 

O encontro da selecção nacional com a Lituânia, quarta-feira, em Viseu, marcará o início da segunda «era Oliveira». Uma nova esperança para Beto tentar ser titular? O central sportinguista acredita que sim: «Espero vir a ter mais oportunidades de me impor como titular. Pode ser benéfica para mim a alteração na equipa técnica, porque com Humberto Coelho quase não tive oportunidades. Já fui titular da selecção com Artur Jorge, gostava de o ser com António Oliveira, mas respeitarei qualquer decisão, mesmo que não concorde com algumas opções. Acima de tudo, sei que os meus colegas são excelentes alternativas também».  

Mas Beto sabe que, para conseguir impor-se na selecção, terá que estar ao seu melhor nível. Patamar que, nesta altura, não está ainda ao seu alcance... «Não me sinto ainda no auge das minhas capacidades. O campeonato nem sequer começou, estou à procura da melhor forma. Quando esse dia chegar, ganharei mais confiança».

Patrocinados