«Chuva pode ser problema para o Sporting», diz Filipe Azevedo

25 ago 2000, 18:50

Avançado do Lokomotiv de Moscovo antevê jogo com o Spartak Filipe Azevedo, avançado do Lokomotiv de Moscovo, considera a chuva e o ambiente do estádio os grandes problemas que o Sporting enfrentará na deslocação à Rússia para jogar com o Spartak, na Liga dos Campeões. Mas também adianta que os portugueses têm boas possibilidades de conseguir uma vitória.

Filipe Azevedo considera a chuva um dos grandes obstáculos que o Sporting terá de enfrentar na sua deslocação a Moscovo, para defrontar o Spartak. O antigo avançado do Alverca, agora a jogar no Lokomotiv de Moscovo, o grande rival do Spartak, vê boas perspectivas para a equipa portuguesa. 

«A 26 de Setembro, quando o Sporting jogar em Moscovo, ainda não deve estar muito frio. A chuva é que pode ser um problema. Aqui o clima é muito esquisito, de manhã às vezes está sol e à tarde a chover, e a relva do Estádio do Spartak não é muito boa. O Estádio é impressionante, leva 87 mil pessoas, mas é um pouco fechado e quando chove torna-se um problema. O Lokomotiv jogou lá na quarta-feira na pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Besiktas, no domingo anterior tinha havido um jogo do Spartak e como tem estado a chover as nossas botas ficavam enterradas na relva.» 

Feito o alerta, Filipe Azevedo deixa boas perspectivas para o clube leonino. «O Sporting parece-me ter boas possibilidades de vir ganhar a Moscovo. Para além da chuva, o ambiente pode ser outro problema. Em Moscovo gosta-se muito de futebol e oitenta por cento dos adeptos são do Spartak. O ambiente pode ser muito quente.» 

O avançado português, que chegou à Rússia este Verão, não conhece tão a fundo a equipa de futebol do Spartak. «Só os vi jogar uma vez, com o Lokomotiv, dois dias depois de ter chegado a Moscovo. Confirmei aquilo que me disseram - é uma equipa que troca muito bem a bola, tem um bom meio-campo», elogiou, sem destacar qualquer jogador. 

Continuar em Moscovo depois de Novembro 

Filipe Azevedo rumou a Moscovo com a perspectiva de poder jogar a Liga dos Campeões. No entanto, o Lokomotiv foi eliminado na pré-eliminatória da competição pelo Besiktas (Turquia), acabando por ser relegado para a Taça UEFA, tal como aconteceu com o F.C.Porto. O sorteio de hoje ditou como adversário do Lokomotiv, na primeira eliminatória, os búlgaros do Neftochimik. 

«Pode ser uma equipa acessível», reconhece o ponta-de-lança. «Vamos tentar ser felizes.» Filipe Azevedo assinou um contrato até Novembro, com a perspectiva de continuar no Lokomotiv caso a equipa estivesse em prova na Liga dos Campeões. Agora, na Taça UEFA, a situação mantém-se. «Vou ficar enquanto não formos eliminados», prevê o jogador. 

A eliminação às mãos do Besiktas começou a ser desenhada na primeira mão. «Perdemos por 3-0 na Turquia e o Besiktas veio a Moscovo jogar muito fechado, em contra-ataque. Fizemos tudo para tentar marcar mas eles aproveitaram os espaços que demos», recorda. 

«Falta facturar» 

A seis pontos do líder Spartak, precisamente o adversário do Sporting, mas com dois jogos em atraso, a corrida do Lokomotiv de Moscovo ao título russo continua a bom ritmo. 

Filipe Azevedo diz-se satisfeito em Moscovo e admite que lhe «faltam os golos» para a tranquilidade ser completa. «Tenho jogado, as coisas têm corrido bem, tenho feito passes decisivos, falta facturar. Tenho de estar tranquilo», mentaliza-se. 

A adaptação a um novo país também tem sido fácil. Com um apartamento no centro da capital russa, o avançado passa a maior parte do tempo com os colegas de equipa. «O Lokomotiv tem condições fabulosas. Há uma semana foi inaugurado um centro de estágio com tudo o que é necessário para um clube de futebol. É impressionante», resume.

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados