Leixões apura-se para a Taça UEFA

29 ago 2002, 21:23

Vitória por 2-1 na Macedónia Os matosinhenses venceram por 2-1 o Strumica, na Macedónia, e garantiram presença na Taça UEFA, onde Portugal terá quatro equipas.

O Leixões conseguiu nesta quinta-feira o apuramento para a Taça UEFA, vencendo por 2-1 no terreno do Belasica, da Macedónia. A primeira mão, disputada em Matosinhos, tinha terminado com empate a dois golos.

Os matosinhenses, da II Divisão B e presentes na pré-eliminatória da UEFA por terem estado na final da Taça de Portugal, são a primeira equipa portuguesa do escalão secundário a entrar numa prova europeia. O Beira Mar já tinha estado na Taça UEFA enquanto equipa da II Liga, mas quando venceu a Taça que lhe deu acesso à Europa era ainda uma formação do escalão principal.

O Leixões junta-se desta forma, no sorteio desta sexta-feira da primeira eliminatória da Taça UEFA, ao F.C. Porto (apurado directamente), ao Sporting e ao Boavista (eliminados da Liga dos Campeões).

Brito, aos 34 minutos, e Nené, aos 73, construíram uma vantagem que parecia garantir desde logo o apuramento. Ambos os golos foram apontados de cabeça, tal como seria, aliás, o dos macedónios. Realce-se que os dois cruzamentos para os tentos portugueses foram efectuados por Abílio.

Aos 79 minutos, Pedras teve o 3-0 nos pés e na resposta o Belasica recudiu a desvantagem, por intermédio de Baldovaliev. Faltavam mais de dez minutos e os macedónios carregaram bastante sobre a área do Leixões, fazendo sofrer até ao fim a equipa de Carlos Carvalhal.

FICHA DO JOGO

Estádio Mladost, em Strumica

Árbitro: Stephan Dunn (Inglaterra)

BELASICA - Alcinov, Kostov, Doriev, Tanusev, Hristovski, Mihajlovic (Atanasov, 86m), Stojanov, Masev (Kolasinac, 75m), Baldovaliev, Popov e Ahmetovic

Suplentes não utilizados: Kirov, Stoilov, Jakov, Mitrov e Lazarevski

Disciplina: cartão amarelo a Mihajlovic (40m), Tanusev (82m), Ahmetovic (86m) Kostov (89m)

Treinador: Risto Ancev

LEIXÕES - Rui Marcos, José António, Nuno Silva, Marco Aleixo, Nené, Guerra, Abílio (Bruno China, 87m), Besirovic, Zamorano, Pedras (Detinho, 81m) e Brito (Eduardo, 90m)

Suplentes não utilizados: Bizarro, Barros, Jorge Vilaça e Israel

Disciplina: cartão amarelo a Nuno Silva (55m)

Treinador: Carlos Carvalhal

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Brito (34m), Nené (73m) e Baldovaliev (79m)

Resultado final: 1-2

Mais Lidas

Patrocinados