Campeões em queda no atletismo olímpico

27 set 2000, 16:40

Grandes nomes da modalidade afastados hoje em Sydney Esta quarta-feira foi dia de queda de mitos no atletismo olímpico. Morceli, Devers, Masterkova, Galfione e... Bubka ficaram pelo caminho.

A jornada de hoje do atletismo olímpico ficou marcada pela queda de alguns dos grandes nomes da modalidade nos últimos anos. O argelino Nouredine Morceli falhou a final dos 1500 m, a norte-americana Gail Devers desistiu nos 400 m, a russa Svetlana Masterkova não passou da primeira eliminatória dos 1500 m femininos, o ucranano Sergei Bubka, outrora senhor da vara, não conseguiu fazer um salto válido na qualificação.  

Morceli, o campeão olímpico em título, chocou com um adversário na meia-final e acabou afastado da defesa do titulo, naquela que era, como o próprio confessou, a sua última grande corrida na distância - o seu objectivo é agora a distância de 5.000 m. 

Quanto a Gail Devers, campeã do mundo dos 100 m barreiras e bicampeã olímpica dos 100 m planos, em 1992 e 1996, parou em plena meia-final, antes da quinta barreira. Queixa-se de uma lesão, que a forçou a falhar o seu grande objectivo - conquistar a sua quinta vitória olímpica e tornar-se a atleta com mais medalhas de ouro em Jogos. 

No final, Devers ainda teve de negar a informação de que a sua desistência teria sido motivada por um controlo anti-doping positivo, limitando-se a dizer que esse tipo de notícias «são habituais em Jogos Olímpicos»: «Mas no meu caso tratou-se de uma lesão.» 

Masterkova, que em Atlanta conquistou o ouro nos 1500 m, não passou hoje da primeira eliminatória, numa corrida em que Carla Sacramento se apurou sem problemas para a final. 

Na qualificação do salto à vara assistiu-se a uma decepção e à queda de um mito - o francês Jean Galfione não passou à final, e Sergei Bubka colocou teimosamente a fasquia a 5,70 m e derrubou-a sempre, acabando por sair de cabeça baixa.

Patrocinados