Estratégia do Alverca passa por desgastar o Sporting

14 set 2000, 15:36

Jogo da 4ª jornada em Alvalade Jesualdo Ferreira, treinador ribatejano, acha que não se justificam grandes alterações na estrutura do Alverca. Nem por jogar em Alvalade, nem por não ter ainda conseguido ganhar. Sobre a contestação de que é alvo, mostra-se tranquilo e diz que «os sócios vão aplaudir quando a equipa ganhar».

Jesualdo Ferreira, treinador do Alverca, mostra-se, a dois dias do jogo com o Sporting, um técnico tranquilo. 

«A equipa está bem. Os jogadores mantêm a confiança e a atitude positiva, independentemente de as coisas não estarem a correr bem. Estaria preocupado se estivessem desmotivados», diz o treinador. 

Para o jogo com o Sporting o técnico diz que «não pode haver muitas alterações» sob pena de não conseguir «manter um equilíbrio na equipa». 

«É um jogo diferente. Vão ser introduzidas algumas alterações ligeiras, mais de estrutura do que de jogadores», diz Jesualdo Ferreira. O treinador garante que vai jogar com uma estrutura equilibrada e semelhante à que tem utilizado até agora pois «não faz sentido usar uma estrutura totalmente oposta só porque se perderam jogos». 

Jesualdo Ferreira reconhece que «o Sporting é favorito», mas diz acreditar que o Alverca «pode fazer um bom resultado em Alvalade». «A estratégia é desgastar o Sporting e evitar que ganhe vantagem nos duelos individuais», acrescenta.  

Para o técnico alverquense, no actual estado do clube leonino «mais importante que os reforços é o sabor da vitória». «O Sporting está mais forte porque mantém jogadores do ano passado, tem melhores jogadores este ano e veste o fato de campeão. Para além de ter grandes jogadores, é uma equipa que trabalha muito», explica Jesualdo. 

Caju faz exame médico 

O Alverca ainda não conseguiu vencer e só conseguiu fazer um ponto, no jogo com o Marítimo (1ª jornada). Questionado sobre a actual situação do clube ribatejano e as diferenças em relação à época anterior, Jesualdo Ferreira refere que «existem outros clubes na mesma situação» e que não vê «razões para tanto alarido». «O ano passado era o ano passado. Nunca há dois campeonatos iguais nem dois jogos iguais», sustenta o técnico. 

«Nós jogámos até ao momento com duas equipas que têm como objectivo os primeiros lugares. Gostaríamos que o Alverca tivesse ganho todos os jogos, mas não conseguimos. Agora, isso não significa que sejamos incapazes ou incompetentes. Os jogadores estão confiantes, mas sabem que estamos no princípio e a própria evolução da equipa passa por muito trabalho», diz. 

Alvo das críticas dos sócios, Jesualdo Ferreira diz compreender a posição dos adeptos pois «ninguém aplaude quem perde». No entanto, refere que «com essas atitudes não vão ajudar a equipa» e que «para adversário basta o do campo». «Os jogadores não fizeram comentários porque acreditam que quando as coisas correrem bem os sócios vão aplaudir», acrescenta o treinador. 

O Alverca realizou esta manhã (quinta-feira) mais um treino de preparação para o jogo com o Sporting, que se realiza no sábado, às 19 horas, no Estádio José Alvalade. O apronto decorreu à porta fechada.  

Hugo Santos não treinou, queixando-se de uma dor abdominal. Veríssimo parece estar recuperado da lesão que o apoquentava e já participou na sessão de hoje. Esta tarde Caju, que contraiu uma entorse, será submetido a um teste para avaliar a sua evolução. Lesionados continuam Marco Freitas, Rui Baião, Capucho, Ricardo Esteves e Gabriel.

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados