Valência de volta à liderança do campeonato espanhol

21 dez 2000, 00:40

Agostinho marca na vitória do Málaga Um empate em Bilbau bastou para o Valência voltar ao primeiro lugar da Liga espanhola. Numa noite de futebol na Catalunha, o Barcelona venceu o Alavés por 3-2, com o visitantes a marcarem apenas nos últimos 15 minutos de jogo. Destaque ainda para a vitória do Málaga sobre o Real Sociedad, com Agostinho a fechar o marcador.

O empate a um golo alcançado pelo Valência na sua visita a Bilbau foi o suficiente para os vice-campeões europeus voltarem à liderança da Liga espanhola, com os mesmos pontos que o Real Madrid, mas com melhor diferença de golos. Na 16ª jornada da primeira Liga destaca-se ainda a vitória do Málaga sobre o Real Sociedad, com um golo do português Agostinho. 

No empate entre o Valência e o Atlético de Bilbau, o norueguês Carew voltou a desempenhar um papel decisivo. O avançado fez o golo do empate apenas a cinco minutos do final do encontro, com um excelente remate que não deu hipóteses de defesa ao guarda-redes basco.  

O jogador acabou por ser expulso na sequência do lance, depois de fazer um gesto ao público para pedir silêncio. Na primeira parte, Urrutia tinha já inaugurado o marcador para a equipa de Bilbau, depois de um companheiro controlar a bola com o braço. 

Outros dos destaques da jornada estava em Barcelona, onde o Barça sofreu bastante para vencer um difícil Alavés por 3-2. Os visitantes fizeram uma excelente recuperação a 15 minutos do final do encontro, quando o Barcelona vencia por 3-0. O português Simão Sabrosa só entrou no segundo tempo. 

Rivaldo marcou logo aos três minutos, depois de aproveitar um ressalto dentro da área, e aos 15 minutos da partida, novamente com um pouco de sorte, colocou o marcador em 2-0.  

Kluivert fez o terceiro golo sete minutos depois, mas a tranquilidade ainda estava longe. Aos 75 e 78 minutos o melhor marcador da Liga, Javi Moreno, e o brasileiro Magno Mocelli fizeram os dois golos do Alavés, trazendo algum suspense à partida e preocupação aos adeptos da casa. 

A jornada foi bastante positiva para alguns dos jogadores portugueses. Agostinho foi titular e protagonista em Málaga, já que marcou o terceiro golo da equipa na vitória sobre o Real Sociedad, por 3-0, onde Edgar jogou os 13 últimos minutos em substituição do argentino Zárate. 

Nuno é que não foi feliz na visita do Osasuna a Las Palmas e sofreu três golos numa partida muito disputada. Com todos os golos a serem marcados no dez últimos minutos da partida, o triunfo acabou por pertencer aos canários por 3-2, graças a um golo conseguido por Paqui, já no período de descontos. 

Na Corunha, onde Hélder esteve no banco, o Deportivo venceu o Oviedo por 3-0, com uma grande actuação de Djalminha que voltou à equipa depois de estar suspenso por dois jogos. 

Derby madrileno na II Liga 

Na II Liga, onde se espera o derby madrileno entre Leganés e Atlético de Madrid, destacam-se os maus resultados dos primeiros classificados. O Tenerife perdeu com clareza em Salamanca por 3-1, com Rogério no «onze» titular sendo substituído aos 60 minutos.  

O Sevilha, sem Taira, não passou do empate a dois golos contra o Universidade de Las Palmas, último classificado. Veiga e Juba não tiveram um bom dia no Levante e perderam no seu estádio por 0-2 contra o Compostela. 

Resultados e marcadores 

Terça-Feira:

Real Madrid- Rayo Vallecano, 3-1

(Figo 9m; Helguera 13m; Raúl 73m) (Míchel 63m) 

Quarta-Feira:

Athletic Bilbau-Valência, 1-1 
(Urrutia 14m) (Carew 85m) 

Corunha-Oviedo, 3-0 
(Djalminha 10m, 80m; Makaay 52m)  

Barcelona-Alavés, 3-2 
(Rivaldo 3m, 61m;Kluivert 68m) (Javi Moreno 75m gp., Magno 78m) 

Málaga-Real Sociedad, 3-0 
(Larrainzar 27m, Movilla 41m gp; Agostinho 67m) 

Maiorca-Espanhol, 3-2 
(Marcos 19m;Niño 58m;Eto'o 82m) (Tamudo 13m;Posse 34m) 

Numância-Celta, 4-2 
(Caco Moran 6, 65m gp; Ojeda 26m; Jose Manuel 58m) (Doriva 29m;Catanha 49m) 

Racing Santander-Valladolid, 2-2 
(Amavisca 36m; Mazzoni 40m) (Antonio Lopez 20m; Jesus 67m gp) 

Las Palmas-Osasuna, 3-2 
(Guayre 24m; Pablo Lago 82m; Paqui 92m) (Iván Rosado 73m; Cruchaga 87m) 

Patrocinados