Tribunal francês devolve três pontos ao Toulouse

23 mai 2001, 12:45

Decisão não evita despromoção

Um tribunal civil francês ultrapassou a decisão da Federação Francesa (FFF) em homologar o resultado da vitória (1-0) do St. Étienne sobre o Toulouse, verificada em Dezembro do ano passado, e devolveu os três pontos ao Toulouse. A FFF tinha, previamente, retirado os três pontos ao St. Étienne por ter utilizado três jogadores que utilizavam passaportes falsos ¿ os brasileiros Alex e Aloísio e o ucraniano Levitsky ¿ mas, entretanto, voltou atrás e decidiu homologar o resultado.

O tribunal considerou que a FFF infrigiu as suas próprias regras e decidiu atribuir os três pontos ao Toulouse. Os dois clubes em causa foram despromovidos à II divisão e a decisão do tribunal não altera as respectivas situações. Este último veredicto é apenas o último de uma série de complexas decisões de várias autoridades desportivas e civis relacionadas com o escandalo dos passaportes falsos.

Entretanto, na terça-feira passada, a liga francesa (LNF) publicou a classificação oficial que não tem em consideração qualquer decisão dos tribunais. O Toulouse tem ainda queixas pendentes em relação a outros dois jogos que considera merecer os três pontos por irregularidades detectadas nas equipas adversárias.

Patrocinados