Rui Costa e Nuno Gomes brilham em Florença

23 dez 2000, 17:25

Na vitória sobre o Verona (2-0) Os dois portugueses da Fiorentina estiveram em evidência na vitória (2-0) da equipa «viola» sobre o Verona, com dois golos de Chiesa, numa jornada marcada pela surpreendente vitória (2-1) do Perugia sobre o Milan em San Siro.

A Fiorentina venceu hoje (sábado) o Verona por 2-0, num jogo em que os portugueses Rui Costa e Nuno Gomes estiveram em evidência. Na última jornada do campeonato italiano, antes da interrupção natalícia, destaque ainda para a vitória do Perugia sobre o Milan por 2-1 e o empate, em casa, do Nápoles frente ao Parma, num encontro em que Sérgio Conceição esteve ausente por lesão. 

A jogar em casa, a Fiorentina entrou bem na partida, com Nuno Gomes a partilhar a frente de ataque com Chiesa, numa dupla que revelou um entendimento perfeito. Aos 22 minutos, o árbitro assinalou uma falta na área do Verona e Chiena converteu com sucesso a grande penalidade. 

Com a dupla de ataque a ser servida pelos passes do capitão Rui Costa, a Fiorentina manteve sempre o domínio do encontro, respondendo com facilidade às escassas oportunidades de perigo criadas pelo Verona.  

O segundo tempo começou com mais um golo da Fiorentina, novamente por intermédio de Chiesa, na sequência de uma excelente jogada individual de Rui Costa. O português correu com a bola pela lateral, passou a um defesa e fez um excelente cruzamento para o avançado que só teve de chutar à «boca» da baliza. Nos minutos seguintes destaque ainda para duas boas jogadas de entendimento entre a dupla de portugueses que, por pouco, não terminaram em golo. 

Mas a surpresa da jornada surgiu no Estádio de San Siro, com a derrota em casa do Milan frente ao Perugia do português Hilário. O defesa entrou no «onze» inicial e esteve em campo durante os noventa minutos, não conseguindo evitar o golo de Shevchenko, aos 25 minutos do encontro. O Perugia inaugurou o marcador aos 21 minutos silenciando os adeptos rossoneri. O avançado ucraniano empatou a partida pouco depois e, aos 58 minutos, Vryzas fez o golo que deu a vitória ao Perugia. 

Com este resultado o Milan sofreu a primeira derrota da época em casa, descendo de quinto para sétimo lugar na classificação, com 19 pontos em 13 jogos. Também a Atalanta sofreu o primeiro desaire no seu estádio com o Inter de Milão. A equipa de Marco Tardelli marcou o único golo da partida aos 69 minutos, por intermédio de Seedorf. 

Num outro encontro da jornada, o Reggina venceu o Vicenza por 1-0 num encontro em que o português Caneira entrou na equipa titular, mas foi substituído aos 29 minutos por Mezzano. Os portugueses Paulo Costa e Mamede ficaram no banco de suplentes. 

A 13ª jornada do Calcio teve início ontem com a vitória da Lazio sobre o Bari por 2-1 e o empate entre a Roma e a Juventus. A equipa de Batistuta mantém o primeiro lugar da tabela, com 29 pontos, seguido pela Juventus que soma 23 pontos. 

Resultados e marcadores: 

Sexta-feira

Bari-Lazio, 1-2 
(Andersson, 84 m, gp) (Mihajlovic, 40m e Ravanelli, 64m) 

AS Roma-Juventus, 0-0  

Sábado: 

Milan-Perugia, 1-2

(Shevchenko, 25m) (Saudati, 21m; Vryzas, 58m) 

Atalanta-Inter Milão, 0-1

(Seedorf, 64m) 

Brescia-Lecce, 2-2

(Hubner 68m, 76m)(Lucarelli, 18m, 51m) 

Fiorentina-Verona, 2-0

(Chiesa, 22m gp, 50m) 

Napóles-Parma, 2-2

(Pecchia, 47m; Amoruso 82) (Micoud, 41m; Milosevic 74) 

Reggina-Vicenza, 1-0

(Brevi, 75m) 

Udinese-Bolonha, 3-1

(Jorgensen 3m, 32m; Fiore, 80m) (Signori, 74m)

Mais Lidas

Patrocinados