Iñaki Saez é o novo seleccionador espanhol

3 jul 2002, 11:54

Ficará no cargo até 2004 O treinador campeão da Europa de sub-21 em 88 ficará no cargo até ao Campeonato da Europa de 2004, em Portugal.

Iñaki Saez é o novo seleccionador espanhol. A saída de Camacho, que pediu ontem a demissão por considerar ter-se chegado ao fim de um ciclo, apesar de ter levado a Espanha aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de 2002, fez a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) recorrer a uma solução interna, que prevalecerá até ao final do Euro-2004, em Portugal.

Saez entrou na federação em 1996, quando Javier Clemente era seleccionador principal, para trabalhar com as equipas jovens. Venceu o Europeu de sub-21 em 98, o Mundial de sub-20 em 99 e foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

O novo seleccionador espanhol ainda demorou um pouco a saber que tinha sido o escolhido. Não tem telemóvel e quando a federação ligou para sua casa tinha ido jogar golfe. No entanto, esteve ainda ontem em Madrid, onde foi confirmado como o substituto de Camacho. Provisoriamente até dia 11, data em que terá de ser ratificado no cargo pela Direcção da RFEF, ficando então definitivamente até 2004.

O argumento dado a Saez para ser o escolhido, segundo o próprio, foi o facto de ser «um homem da casa, que conhece os bastidores do futebol espanhol». De qualquer forma, o seu próximo compromisso será o de preparar a selecção de sub-19 para o Campeonato da Europa na Noruega, já em Julho.

Juan Santisteban e Armando Ufarte serão os seus adjuntos e Iñaki Saez admitiu também que será preciso fazer uma renovação nalgumas posições-chave da equipa, depois da retirada de Hierro e Luis Enrique. «Todos os jovens jogadores que me conhecem sabem que poderão jogar se continuarem a evoluir.»

Patrocinados