Ambiente tranquilo para Benfica em Halmstad

12 set 2000, 19:55

«Encarnados» na Suécia para primeira eliminatória da Taça UEFA O Benfica vai iniciar a participação na Taça UEFA numa cidade sueca aparentemente adormecida, frente ao Halmstads, líder do mediano campeonato sueco. Os «encarnados» têm quase toda a gente disponível.

Mais tranquilo seria entediante. A viagem do Benfica até à Suécia decorreu sem notícia, o que ainda é a melhor forma de viajar. A comitiva benfiquista deixou Lisboa depois de um treino na Luz, pouco passava das 13 horas, almoçou no avião e aterrou no pequeno aeroporto da também pequena cidade de Halmstad por volta das 18 horas locais, mais uma do que em Lisboa. 

No aeroporto estavam o presidente do clube sueco e mais dois dirigentes. Dois dedos de conversa com Álvaro Braga Júnior, últimas combinações para a estadia do Benfica e diálogos animados com os jornalistas portugueses enquanto as malas não apareciam. 

Em Halmstad o tempo parece ter chegado para ficar. As ruas são bonitas e limpas, como se há muito não se registasse qualquer acontecimento digno desse nome. As casas são bem arranjadas, quase todas com jardim à frente, pensadas para viver, não apenas para dormir. 

É nesta cidade aparentemente adormecida que o Benfica vai iniciar a participação na Taça UEFA. Fá-lo-á frente ao líder do mediano campeonato sueco, com quase toda a gente disponível. A excepção maior é Marchena, mas já se sabia que assim seria, devido aos Jogos Olímpicos. 

Sem Marchena, Heynckes deverá voltar a postar em Fernando Meira no centro da defesa, encostando à esquerda Ronaldo. Não é grande ideia para quem gosta de atacar, mas é uma opção com sentido frente a um conjunto nórdico. Com Ronaldo em vez de Rojas, por exemplo, a defesa ganha centímetros, o que pode ser factor importante. 

Dali para a frente, poucas dúvidas. Calado e Chano, goste-se ou não, têm sido os favoritos de Heynckes. Poborsky e Sabry, mesmo sem jogarem bem, são intocáveis. Na frente não é crível que Van Hooijdonk perca o lugar para João Tomás. 

Resta saber como estará Maniche. O médio português treinou com limitações na segunda-feira, mas na manhã de hoje em nada se diferenciou dos colegas no treino da equipa. Depois, é um jogador que gosta de trabalhar e que aparece bem na grande área.  

As decisões de Heynckes deverão ficar um pouco mais claras esta quarta-feira. O Benfica treina à tarde (18 horas locais) no estádio onde decorrerá a partida, agendada para quinta-feira às 20 horas. 

Amanhã também ficará mais claro o que podem os portugueses esperar do tempo. Para já as perspectivas são cautelosas. À chegada estavam apenas 10 graus e aguaceiros. Os suecos, bem-dispostos, dizem que não tem sido assim e acusam os portugueses. «Se calhar foram vocês que trouxeram o mau tempo...». É pouco provável.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados