Valentim Loureiro: «Afinal não há discriminação»

6 mar 2001, 21:49

Não são só os clubes que estão a ser investigados pelas Finanças Valentim Loureiro ficou satisfeito pelo facto de não serem exclusivamente os clubes a ser investigados pelas Finanças, mas todos os contribuintes que aderiram ao Plano Mateus. O presidente da Liga não conhece a actual situação dos clubes, mas alerta que, no final da época, quem não tiver a situação regularizada «desce de divisão».

Valentim Loureiro, presidente da Liga de Clubes, manifestou-se satisfeito pelo facto das Finanças não estarem a investigar exclusivamente as dívidas dos clubes mas de todos os contribuintes que aderiram ao Plano Mateus.  

«Surgiu o problema do Benfica e, portanto, todos os clubes no prazo de um mês, por deliberação do ministro das Finanças, foram fiscalizados. O que nos foi transmitido é que o Ministério das Finanças está a passar em revista todos os seis mil contribuintes que aderirarm ao Plano Mateus. Desses seis mil terão já passado em revista mil e tal. O futebol é sempre o bode expiatório e tem de ser sempre o espelho da actividade politica de qualquer Governo. Mas ficámos a saber que não há aqui uma discriminação tão grande como aquela que pensávamos que tivesse existido». 

Valentim Loureiro desconhece se existe algum clube que não tenha a sua situação regularizada com as Finanças mas alerta para o facto de os regulamentos da Liga preverem a descida de divisão para quem não comprovar a regularização das dívidas. «Foram os clubes que fizeram o regulamento em que se auto-penalizam se não tiverem em dia com o fisco e a segurança social. Não foi o Estado nem nenhum Governo que fez essa legislação. Isto foi uma decisão nossa. Portanto, são os próprios clubes que querem que em cada início de época as Finanças nos digam quem está em dia e quem não está em dia. Até hoje, nas últimas duas épocas, nunca foi passado qualquer documento das Finanças a dizer que o clube A ou B não estava com a situação regularizada». 

No fim do ano a Liga de Clubes enviou uma circular aos clubes para que estes fornecessem as certidões passadas pela Segurança Social e pela Inspecção Geral de Finanças para averiguar quem está ou não em dia com as suas obrigações fiscais. No entanto, o presidente da Liga, neste momento, ainda não conhece a situação de cada um dos clubes «Neste momento não sei quem é que eventualmente possa não estar em dia. Para nós o que é importante é que em Junho, quando a Comissão de Auditoria que exite na Liga verificar esses documentos, toda a gente esteja regularizada. Se alguém não estiver a Comissão Disiciplinar da Liga informará o respectivo clube que tem de disputar o campeonato da liga imediatamente inferior àquela para que estava qualificado desportivamente».

Patrocinados