Árbitro Collina conhece bem o F.C. Porto

7 mar 2001, 16:10

Esteve em dois jogos dos portistas na época passada Para Fernando Santos, o italiano é um bom árbitro, mas o F.C. Porto tem boas e más memórias dele. Em Madrid assinalou indevidamente uma grande penalidade e em Berlim efectuou uma arbitragem impecável. Amanhã estará nas Antas para arbitrar o F.C. Porto-Liverpool.

O árbitro do F.C. Porto-Liverpool de amanhã é um «velho» conhecido da equipa das Antas. Pierluigi Collina ajuizou dois jogos dos portistas no ano passado, quando disputavam a Liga dos Campeões. 

A primeira memória é um pouco azeda e remonta a 28 de Setembro de 1999, no encontro com o Real Madrid (no Estádio Santiago Barnabéu), em que o italiano apontou uma grande penalidade inexistente. A indignação portista não foi escondida, mas isso não evitou que fossem derrotados por 3-1 na terceira jornada da primeira fase. 

Mais tarde, a 21 de Março de 2000, frente ao Hertha de Berlim (no Estádio Olímpico), Collina teve uma «exibição impecável», como disse hoje Fernando Santos, e o F.C. Porto saiu vitorioso da sexta jornada da segunda fase da Liga dos Campeões, com um golo inesquecível de Clayton. 

Considerada na época passada pela FIFA o melhor árbitro do mundo, Pierluigi Collina é consultor financeiro e uma das referências na actividade. Fernando Santos reconhece a admiração pessoal que nutre pelo italiano e conclui que o facto de a UEFA o ter nomeado «é um sinal da preocupação que sente nesta fase da prova, em que já estão envolvidas equipas que na temporada passada estavam nas fases finais da Liga dos Campeões, como é o caso do F.C. Porto». 

A equipa italiana nomeada pela Comissão de Arbitragem da UEFA para o jogo de amanhã é a seguinte: Árbitro- Pierluigi Collina; Assistentes- Claudio Puglisi e Marco Ivaldi; Quarto árbitro- Fiorenzo Treossi.

Patrocinados