DGS recomenda 4ª dose da vacina contra a covid-19 a doentes com imunossupressão grave

17 fev 2022, 19:07

Doentes imunosuprimidos são a população com a saúde mais fragilizada e a DGS considera que necessitam de uma quarta dose para ficarem com o esquema vacinal completo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou, esta quinta-feira, a vacinação com doses de reforço em pessoas com imunossupressão grave, que receberam uma dose adicional da covid-19. Segundo o comunicado da DGS, esta será a quarta dose com vista a "completar o esquema vacinal primário".

"A vacinação com dose adicional foi anteriormente recomendada à população com imunossupressão, de forma a possibilitar um nível de proteção adequado e idêntico ao esquema vacinal inicial na população em geral", explica a DGS.

Grávidas devem tomar dose de reforço

Além desta recomendação, a DGS apela às mulheres grávidas que tomem a dose de reforço (ou seja, a terdeira dose da vacina). "Para a proteção atempada, a Norma salvaguarda, ainda, que a vacinação na grávida é prioritária, pelo risco acrescido de complicações relacionadas com a COVID-19 neste grupo", refere a nota do organismo de saúde pública.

A covid-19 provocou pelo menos 5.836.026 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.666 pessoas e foram contabilizados 3.131.899 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados