Cristiano Ronaldo anuncia abandono da Seleção

Há 1h e 13min
Cristiano Ronaldo (EPA/Liselotte Sabroe)
Cristiano Ronaldo (EPA/Liselotte Sabroe)

Veja a mensagem de despedida do até aqui capitão

Cristiano Ronaldo acaba de anunciar a sua retirada da Seleção. Numa publicação feita através da rede social Instagram, o jogador confirma o adeus à equipa das Quinas a pouco menos de um dia do anúncio da próxima convocatória.

Com a mensagem "Portugal estará sempre em mim", o jogador do Al Nassr faz acompanhar a mensagem de várias imagens da sua carreira ao serviço da Seleção, que são intercaladas com uma mensagem lida e que passa em legendas.

Cristiano Ronaldo fala também do futuro, explicando que a camisola número 7, que lhe estará sempre ligada, vai ter de passar de mãos.

Cristiano Ronaldo deixa a Seleção ao fim de 234 jogos e 146 golos marcados, ficando na história como o líder das equipas que ganharam o Euro 2016 e a Liga das Nações em 2019 e 2024.

Apesar de tudo o que o jogador fez ao serviço da Seleção, o final conturbado, nomeadamente a saída do estágio na Escandinávia, acaba por marcar claramente a despedida do jogador, que chegou a pedir desculpa num comunicado, ainda que tivesse sempre ficado no ar a ideia de que dificilmente voltaria a jogar com Jorge Jesus como selecionador.

Ainda a jogar no Al Nassr, o jogador mantém agora a grande ambição de chegar ao golo mil, algo que está muito perto de conseguir.

O início do fim

No dia 30 de setembro, o avançado abandonou o estágio da Seleção portuguesa na véspera da partida frente à Dinamarca, a terceira do Grupo A4 da Liga das Nações, no início do ciclo de Jorge Jesus no comando técnico da Seleção, que substituiu o espanhol Roberto Martínez depois do Mundial2026.

A primeira internacionalização AA ocorreu no dia 23 de agosto de 2003, em Chaves, num particular frente ao Cazaquistão, que Portugal, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari, venceu por 1-0, com o dianteiro, então com 18 anos, a entrar ao intervalo.

Ronaldo, de 41 anos, esteve presente em seis fases finais de Europeus, desde 2004 até 2024, e noutras tantas de Mundiais, de 2006 a 2026, sendo mesmo o único jogador da história a marcar em seis edições de Campeonatos do Mundo.

Já no Mundial2026 tornou-se no jogador mais velho de sempre a representar Portugal e no melhor marcador luso em fases finais de Campeonatos do Mundo, apenas mais uns dos muitos recordes que tem em sua posse, tal como o maior número de jogos, vitórias e golos por seleções na história do futebol mundial.

A chegada de Cristiano Ronaldo à Seleção principal, na qual somou mais de 18 mil minutos jogados, é o culminar de percurso que começou nas seleções jovens, com passagens pelos sub-15, sub-17, sub-20, sub-21 e seleção olímpica.

O último jogo pela equipa das ‘quinas’ acabou por ser o triunfo frente ao País de Gales (1-0) disputado no dia 24 de setembro, na primeira jornada do Grupo A4 da Liga das Nações.

Já o último golo com a camisola lusa acabou por ser marcado no triunfo frente à Croácia (2-1), nos 16 avos de final do Mundial2026, em 03 de julho, em Toronto, ao converter uma grande penalidade.

Logotipo do projecto Texto: Premium
Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Ronaldo

Mais Ronaldo