Troféu Internacional Cidade do Porto «para manter pressão competitiva»

30 ago 2001, 13:55

F.C. Porto quer «combater» paragem no campeonato O ciclo de jogos importantes que se avizinha é esquecida pelos responsáveis portistas, que viram no Celta de Vigo o adversário ideal para «manter a pressão competitiva»

A paragem no campeonato pode ser nociva para a preparação de uma equipa que tem de estar sempre no topo dos índices competitivos, por isso o F.C. Porto decidiu agendar para o próximo domingo (21h) um jogo amigável com o Celta de Vigo, que posteriormente foi transformado em encontro referente ao Troféu Internacional Cidade do Porto. 

A 11ª edição deste evento é, este ano, resumida a um só desafio, depois de nos últimos anos ter sido em forma de quadrangular, com realizações na cidade e fora do Porto (Macau, Recife e Angola). Na época passada o organizador do torneio, o Boavista, foi também o vencedor e contou como adversários o Sp. Braga, a Portuguesa e o Steaua de Bucareste. Respeitando a teoria da rotatividade coube aos portistas a realização do evento esta temporada, mas devido aos vários compromissos oficiais a solução acabou por passar por um só jogo. 

Na apresentação do troféu compareceram no auditório do Estádio das Antas a vereadora do desporto da Câmara Municipal, Manuela Vieira, os administradores da SAD Fernando Gomes e Reinaldo Teles e o director-geral Paiva Brandão. A decisão de convidar o Celta de Vigo partiu do F.C. Porto e advém de um «entendimento proveniente da época passada, com intercâmbio de jogos», referiu Fernando Gomes, que avisou ainda para a importância do adversário: «Tendo em conta que o campeonato pára e a importância dos jogos que se aproximam é grande, foi necessário evitar o hiato competitivo para que a equipa continue a sentir a pressão competitiva. Para além disso, o Celta é uma equipa extremamente competitiva, das melhores em Espanha». 

O valor simbólico do Troféu Internacional Cidade do Porto foi enaltecido por Manuel Vieiria, que revelou, ainda que a Taça a ser entregue ao vencedor é «toda em prata e tem um valor aproximado de oitocentos mil escudos».

Patrocinados