Ricardo Carvalho: «A cabeça diz-me para continuar a jogar e o corpo tem permitido»

31 mai 2016, 12:09

Experiente central de 38 anos fala abertamente sobre a sua condição de jogador de campo mais velho do Euro 2016

Ricardo Carvalho já tinha saudades de andar nestas andanças da preparação de uma fase final, depois de ter ficado das opções de Paulo Bento para o Euro 2012 e Mundial 2014. Seis anos depois de ter participado no Mundial 2010, com Carlos Queirós, o experiente central está de volta e será agora, no Euro 2016, o jogador de campo mais velho e fala abertamente sobre essa condição especial.

«A minha última fase final foi há seis anos, no Mundial 2010 e a verdade é que sempre senti saudades, sempre quis representar o meu país. Sempre disse que, enquanto jogasse ia estar sempre disponível e, com esta idade, ainda estou aqui. O mais gratificante é poder estar aqui», destacou esta terça-feira em conferência de imprensa.

Ricardo Carvalho chega a esta fase final com 38 anos, mas vinte do que Renato Sanches, o mais novo entre os eleitos de Fernando Santos. «Não gosto de comparar, mas quando cheguei aqui, em 2003, também era novo e também encontrei jogadores mais experientes, como o Luís Figo, o Fernando Couto ou o Rui Costa. Para mim foi importante ter esses jogadores mais experientes, espero que agora também seja importante para o Renato e para os outros mais jovens», comentou.

Ricardo Carvalho: «O tempo de regressar ao FC Porto já passou»

A verdade é que Ricardo Carvalho chegou tarde à Seleção Nacional. Tapado por jogadores como Fernando Couto, Jorge Costa e Jorge Andrade, o central do Monaco estreou-se na seleção já com 25 anos, já depois de se ter afirmado como titular do FC Porto. «Estreie-me um pouco tarde, mas joguei pelo FC Porto bastante tempo, tinha ganho a UEFA e depois a Liga dos Campeões quando me assumi na Seleção. Mas na altura tínhamos grandes centrais, o Jorge Costa e o Fernando Couto, já para não falar em Jorge Andrade que, na altura, era um grande talento. Mas quando cheguei comecei a jogar logo de início. Fui importante na campanha de 2004 e 2006. Foi tudo muito rápido, mas é bom para o nosso grupo termos este jogadores novos, o mais importante é deixar o Renato à vontade e deixá-lo crescer», prosseguiu.

Aos 38 anos, este será provavelmente o último Europeu de Ricardo Carvalho, mas por tudo o que já fez ao serviço da seleção, o central não se sente obrigado a sair pela porta grande. «Não, acho que felizmente na seleção já vivi momentos muito bons e marcantes. Claro que não ganhámos a final de 2004, mas felizmente conseguimos jogá-la. Para ganhar tens de chegar lá e em 2004 chegámos. Este ano é a mesma coisa, para ganharmos temos de chegar lá», destacou.

Ricardo Carvalho: «É obrigatório passar a primeira fase»

A verdade é que Ricardo Carvalho não atira a toalha ao chão e quer continuar a jogar, enquanto o corpo deixar. «Está tudo na cabeça. A cabeça diz-me para continuar a jogar e o corpo tem permitido. É uma luta que tenho comigo próprio e sei que a vou perder com a idade. Tenho o prazer de jogar até o mais tarde possível, mas vai chegar a uma atura que não vai dar mais», referiu. E qual o segredo para esta longevidade? «Sou uma pessoa tranquila, gosto de estar com a Família, descanso mais e repouso mais do que é normal, em relação aos meus colegas, e por isso, se calhar, estou aqui», contou.

Mas o futuro está ainda por definir. «Na minha idade só penso no presente, no primeiro jogo, no segundo e no terceiro. Chegas a uma certa idade e tens de pensar no presente e não no futuro», referiu.

João Mário mostrou-se disponível para deixar crescer o cabelo, enquanto William Carvalho também prometeu deixar crescer o bigode em caso de sucesso no Euro 2016. Ricardo Carvalho não é de fazer promessas. «Nunca fui de fazer muitas promessas, mesmo quando era mais novo. Rapar o cabelo, deixar crescer o a barba, nunca fiz isso. Agora também não posso deixar crescer o cabelo porque já está frágil», disse ainda entre sorrisos.

Leia ainda: Fernando Santos testa Rafa no ataque para Wembley

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados