Zidane jogador mais valioso da Liga dos Campeões

29 ago 2002, 21:30

Francês do Real Madrid ganha prémio da época passada O francês do Real Madrid ganhou o prémio da época passada, suplantando Raúl e Van Nistelrooj.

Zinedine Zidane, médio do Real Madrid, foi considerado o jogador mais valioso da edição 2001/02 da Liga dos Campeões. O francês, autor do grande golo que deu a vitória ao Real na final com o Bayer Leverkusen (2-1), recebeu o troféu esta noite, no Mónaco, na Gala da UEFA, vencendo a concorrência do colega de equipa Raul e de Van Nistelrooj, avançado do Manchester United.

Zidane, que vai tentar ajudar amanhã na conquista da primeira Supertaça Europeia para o Real Madrid (os espanhóis defrontam o Feyenoord, vencedor da Taça UEFA), sucede a Ronaldo, Beckham, Redondo e Effenberg, os antigos vencedores do prémio, instituído em 1998.

Oliver Kahn, do Bayern Munique, foi considerado o melhor guarda-redes, à frente de Dudek (Liverpool) e Buffon (Juventus). Roberto Carlos (Real Madrid) foi o melhor defesa, suplantando Cafú (Roma) e Hyypia (Liverpool). O Bayer Leverkusen, finalista vencido da prova, viu o médio Michael Ballack - agora no Bayern Munique - ser premiado, em detrimento de Roy Keane (Manchester United) e Vieira (Arsenal). Finalmente, o melhor avançado foi Raúl (Real Madrid), à frente de Van Nistelrooj (Manchester United) e Trezeguet (Juventus).

Vicente del Bosque, que levou o Real Madrid à conquista da nona Liga/Taça dos Campeões, ganhou pela segunda vez em três anos o prémio de melhor treinador, em detrimento de Klaus Topmoeller (Bayer Leverkusen) e Alex Ferguson (Manchester United).

Bobby Robson, actual treinador do Newcastle e que passou por Sporting e F.C.Porto, foi homenageado com o prémio do Presidente da UEFA. O director-geral do Bayer Leverkusen, Rainer Calmund, recebeu o prémio Fair-Play e Mário Jardel subiu ao palco para recolher a Bota de Ouro para o melhor marcador de todos os campeonatos europeus. No palco, o avançado do Sporting disse esperar no próximo ano estar novamente na Gala da UEFA para recolher o mesmo prémio. Falta saber ao serviço de que clube.

Mais Lidas

Patrocinados