Mega-estudo sobre o futebol português impulsionado pelo G-18

22 mai 2001, 23:59

Para traçar uma radiografia completa

A realização de um mega-estudo que trace uma radiografia completa do estado actual do futebol português, e em especial da sua componente profissional, é uma das prioridades do G-18. 

O assunto ocupou uma grande fatia da reunião desta tarde. Há já uma comissão encarregue de apresentar um caderno de encargos, que preveja os custos que a concretização de uma tão grande tarefa poderá acarretar. A ideia parece ser consensual e visa dar aos clubes uma noção mais exacta sobre quanto dinheiro circula na máquina que rodeia o futebol e que mudanças deverão ser feitas, no sentido de aqueles se adaptarem às exigências do profissionalismo. 

«Pretendemos descobrir, neste estudo, a verdadeira dimensão do fenómeno futebol, em Portugal. Sobretudo do ponto de vista económico, queremos saber qual é a força que o futebol tem, quantos postos de trabalho cria, todo esse tipo de dados», adiantou João Loureiro, presidente do Boavista e anfitrião da reunião de terça-feira. 

A discussão dos pormenores desse estudo revelou-se mais problemática do que se supunha, mas João Loureiro mostrou-se convicto de que tudo ficará definido na próxima reunião: «Espero que em Leiria tudo se resolva em dez minutos, no que se refere a este ponto. Acho que é possível, porque este estudo interessa a todos».

Patrocinados