Veteranos de guerra turcos querem ir ao Mundial

22 mar 2002, 13:47

Por terem combatido na guerra da Coreia Os veteranos turcos que estiveram na guerra da Coreia acham que deviam ser recompensados.

Os veterenos turcos que estiveram na guerra da Coreia do Sul estão a pedir fundos para ir ao Mundial-2002 apoiar a selecção da Turquia, numa espécie de recompensa pelo período em que foram combatentes.

O presidente da Associação de Veteranos de Guerra da Turquia, Gultekin Alpugan, chegou mesmo a escrever ao ministro do Desporto coreano, pedindo-lhe 12 bilhetes de avião. Igual apelo foi feito aos Estados Unidos. «Porque é que os norte-americanos não nos podem levar, se foram eles que nos chamaram para a guerra?», afirmou Alpugan.

Os diplomatas coreanos de Ancara, capital da Turquia, lançaram uma campanha para que o povo coreano apoie a selecção turca durante o Campeonato do Mundo, mas nem querem ouvir falar de pagar viagens. «Desta vez serão os coreanos a apoiar os irmãos turcos, que estiveram do nosso lado num período difícil», disse o primeiro secretário da embaixada sul-coreana, Eh Chula Lee, sublinhando que a «nação turca verá a sua selecção através da televisão».

Para provar que a Coreia está do lado da Turquia, a embaixada criou um site em língua coreana incentivando ao apoio da selecção turca no Mundial que será co-organizado pela Coreia. Pouco, para os desejos dos veterenos de guerra.

A Turquia está no grupo C, onde se encontram também as selecções do Brasil, China e Costa Rica.

Mais Lidas

Patrocinados