Inglaterra fora do Euro (Inglaterra-Roménia)

20 jun 2000, 22:24

Nova derrota britânica por 2-3 Os mesmos números, a mesma sina de estar a vencer e acabar derrotada. É assim que a Inglaterra se despede do Euro 2000. Mais um pré-favorito pela borda fora...

A Roménia segue para os quartos-de-final do Europeu depois de ter inflingido à Inglaterra uma derrota por números semelhantes àqueles com que Portugal abriu a participação na prova. 

Marcando dois golos e sofrendo três, uma vez mais depois de ter estado em vantagem, a Inglaterra despede-se sem honra nem glória do 11º Campeonato da Europa. 

No grupo A tudo foi curiosamente parecido com o que sucedera na segunda-feira na discussão do grupo B: num jogo, a equipa que já tinha o apuramento garantido poupa titulares e vence na mesma; no outro, a formação à qual basta um empate para se qualificar perde a oportunidade. 

A Roménia, com alguma felicidade, viu-se à frente do marcador ao minuto 22, quando um cruzamento de Chivu levou a direcção da baliza e enganou toda a gente, incluindo o próprio romeno. 

Reagiram bem os ingleses, que nos últimos cinco minutos da primeira parte deram a volta ao texto ¿ primeiro com Shearer a cobrar um penalty indiscutível sobre Ince, depois com Owen a mostrar toda a sua rapidez, antecipando-se a Stelea e empurrando para a baliza deserta. 

Estava-se longe, no entanto, da resolução. A Roménia reentrou em campo decidida a discutir o apuramento e empatou cedo, logo aos três minutos da segunda parte. 

Daí em diante os ingleses não pararam de sofrer. Martyn, que rendeu Seaman, lesionado no aquecimento, realizou um punhado de grandes intervenções e adiou a decisão. 

Quando tudo parecia resolvido - mais por falta de tempo que por mérito inglês -, veio o balde de água que gelou os britânicos: Phil Neville derruba Moldovan na área e o árbitro faz o que tem a fazer; Ganea, glaciar, converte o penalty e dá os quartos-de-final aos romenos. 

FICHA DO JOGO 

Estádio Comunal, em Charleroi

Árbitro: Urs Meier (Suíça) 

INGLATERRA: Martyn; Gary Neville, Campbell, Kewon e Phil Neville; Beckham, Ince, Scholes (Southgate, 81 m) e Wise (Barmby, 75 m); Owen (Heskey, 66 m) e Shearer 
Treinador: Kevin Keegan 

ROMÉNIA: Stelea; Contra, Filipescu, Popescu (Belodedici, 31 m) e Chivu; Petrescu, Galca (Rosu, 67 m), Munteanu e Mutu; Ilie (Ganea, 74 m) e Moldovan

Treinador: Emeric Jemei 

Ao intervalo: 2-1

Marcadores: Shearer (40 m, g.p.) e Owen (45 m); Chivu (22 m), Munteanu (48 m) e Ganea (88 m, g.p.)

Disciplica; cartão amarelo a Shearer (63 m); Chivu (18 m), Contra (43 m), Petrescu (45 m), Ilie (45 m) e Filipescu (70 m)

Patrocinados