F.C. Porto vence Celta de Vigo (3-0)

19 mai 2002, 20:15

Golos de Costinha, Pena e Derlei Clayton fez os dois centros para os golos de Pena e Costinha. Derlei também marcou na estreia.

O F.C. Porto venceu o Celta de Viga por 3-0, com golos de Costinha, Pena e Derlei. O jogo teve lugar em Melgaço e serviu de acto de solidariedade para com Carlinhos, uma criança que sofre de leucemia e não tem meios para pagar os tratamentos.

O grande destaque deste encontro, no entanto, foi a estreia de Derlei e Nuno Valente, dois reforços portistas para a próxima época. Os ex-leirienses entraram a titulares, jogaram praticamente os 90 minutos, e evedenciaram bom entrosamento com os colegas após alguns dias de treino. Nuno Valente esteve seguro no lado esquerdo da defesa, anulando Jesuli; enquanto que Derlei foi colocado ao lado de Pena no ataque.

O F.C. Porto dominar por completo a partida, criando várias oportunidades de perigo, nomeadamente na primeira parte. Os três golos surgiram de forma natural, sendo que o primeiro aconteceu após um canto de Clayton, com Costinha a surgir ao segundo poste e a cabecear para o fundo da baliza.

O segundo golo também começou nos pés de Clayton, que centrou para a área, onde estava Pena para também cabecear e bater o guarda-redes Pinto. O terceiro serviu para coroar a estreia de Derlei, que após uma assistência de Pedro Oliveira, fez um chapéu ao guarda-redes, num grande momento de futebol. O brasileiro deixou uma excelente impressão como avançado e até como solução para ponta-de-lança.

Ténue reacção dos galegos

Nos últimos instantes da primeira parte ainda houve tempo para um lance polémico, com Derlei a ser nitidamente derrubado pelo guarda-redes galego, mas nem o árbitro Augusto Duarte, nem o seu auxiliar, assinaram qualquer falta, o que suscitou descontentamento entre os portistas.

Após uma primeira parte excelente por parte da equipa das Antas, com exibições agradáveis de Joca, Clayton, Pena e Derlei, o segundo tempo foi pouco mais do que entediante, com os portistas a fazerem apenas dois golos, sendo que um deles deu em golo. O Celta, com uma equipa com bastantes figuras, mas sem os primordiais Mostovoi e Catanha, só após o intervalo conseguiu produzir algo de positivo, mesmo assim insuficiente para ultrapassar uma bem organizada equipa do F.C. Porto.

FICHA DE JOGO

Complexo de Jogos de Melgaço

Árbitro: Augusto Duarte

Auxiliares: Alfredo Braga e Pinto Rocha

F.C. PORTO: Pedro Espinha; Ibarra, Ricardo Costa, Ricardo Silva e Nuno Valente; Manuel José, Costinha e Joca; Clayton; Pena e Derlei

Treinador: José Mourinho

Jogaram ainda: Pedro Oliveira, Elias, Ricardo Carvalho, Nélson e Secretário.

CELTA DE VIGO: Pinto; Coira, Mendez, Sérgio e Velasco; Doriva, Vagner e Luccin; Jesuli, Maurice e David.

Treinador: Victor Fernandez

Jogaram ainda: Cáceres, Giovanella, Alberto, Jonathan, Yeray e Israel.

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: 1-0, Costinha (11m); 2-0, Pena (31m); 3-0, Derlei (63m)

Resultado final: 3-0

Disciplina: cartão amarelo a Alberto (88m).

Patrocinados