COP pede mais apoio para as modalidades, Arnaut diz que há apoio a mais

19 jan 2004, 17:11

Projecto Olímpico recebe mais 3,5 milhões de euros Projecto Olímpico recebe mais 3,5 milhões de euros

Foram assinados esta segunda-feira os contratos-programa do projecto Atenas2004, referente ao últino ano do projecto, entre o Instituto do Desporto de Portugal, o Comité Olímpico de Portugal (COP) e 19 federações, e que consiste num apoio de 3,5 milhões de euros. O projecto recebeu no total (entre 2001 e 2004) 11, 7 milhões de euros, mas Vicente Moura, presidente do COP, pediu que as restantes modalidades tenham «um investimento político, financeiro e pessoal idêntico ao do Euro2004», quando este acabar, para que Portugal se aproxime dos índices desportivos da União Europeia.

Quem tem uma leitura bem diferente da de Vicente Moura é o ministro-adjunto do primeiro-ministro, José Luís Arnaut, que criticou na cerimónia a «dependência exagerada aos recursos públicos no Desporto» e pediu «mais atenção para com os atletas».

O responsável da pasta do desporto expressou o seu desagrado pela tendência dos dirigentes desportivos «recorrerem ao Estado sempre que algo não corre tão bem no movimento associativo». Arnaut discorda em absoluto com este princípio e deixou um conselho: «Vivemos um tempo que exige mais responsabilidade, mais rigor na gestão, talvez um pouco menos de festa. A autonomia é sinónimo de ultrapassar barreiras, vencer desentendimentos e procurar mais e melhores parcerias. Ao clamar sempre pelo Estado e pelos Governos, o desporto estará a minorar as suas próprias capacidades.»

Leia ainda:

Mais Lidas

Patrocinados