Inglês esfaqueado em Charleroi

17 jun 2000, 11:20

Políca belga anuncia 374 detenções

A polícia belga anunciou a detenção de 374 adeptos, todos com passaporte britânico, depois dos confrontos de ontem à noite em Bruxelas que provocaram dezenas de feridos, entre os quais dois polícias. Em Charleroi, um adepto inglês foi esfaqueado mas já não corre perigo de vida. 

Adeptos em estado embriagado provocaram desacatos nas pequenas ruelas de Bruxelas envolvendo-se em confrontos uns com os outros, com os habitantes locais e com a polícia. 

Todos os detidos serão deportados na segunda-feira e o Ministério do Interior belga tem uma autorização especial para os manter prisioneiros até abandonarem o país.Trinta e um adeptos foram detidos por ofensas graves, incluindo violência, incitamento à violência e vandalismo. As restantes detenções foram motivadas por crimes menores. 

A polícia anunciou, entretanto, que o adepto inglês que foi esfaqueado já está fora de perigo. «A sua situação não é critica. Já está melhor e a sua vida não está em perigo», referiu Francine Biot, porta-voz da polícia de Charleroi. 

O encontro Inglaterra-Alemanha, de hoje à noite, tinha levantado os maiores receios, agora justificados, da existência provável de actos de violência. As autoridades continuam e estado de alerta, já que são aguardados mais adeptos ingleses e alemães em Charleroi, muitos deles sem bilhetes.

Patrocinados