«Estrangeiros» já incritos escapam a alteração

16 dez 2000, 16:18

Consequências da redução de extra-comunitários aprovada hoje Os direitos dos clubes estão salvaguardados. Os «estrangeiros» com contratos em vigor vão continuar a usufruir do mesmo estatuto que têm actualmente e o novo regulamento só se aplica quando pretenderem renovar os respectivos contratos. São so casos de Poborsky e Ronaldo no Benfica. Conheça aqui, clube a clube, todos os estrangeiros da I Liga.

A redução do número de estrangeiros aprovada hoje pela Assembleia Geral da Federação vai, concerteza, abalar a actual estrutura do futebol português. Mas o novo regulamento não se revelará tão dramático como à primeira vista poderá parecer. Os direitos dos clubes estão salvaguardados pelo que os jogadores que tenham contratos em vigor esta época poderão continuar inscritos e jogar segundo as antigas regras. 

No entanto, os clubes ficam impossibilitados de increver novos jogadores estrangeiros e a partir do momento que pretendam renovar contratos, os jogadores em causa passarão a ter o estatuto de estrangeiro. São os casos de Poborsky e Ronaldo no Benfica caso não renovem os respectivos contratos até Junho. 

Neste momento estão inscritos na I Liga 106 jogadores extra-comunitários mas, a manter-se este quadro, dentro de poucos anos, este número estará reduzido a um máximo de 36 (dois por equipa). 

Neste momento, o Sporting conta com cinco jogadores «estrangeiros», o F.C. Porto com sete e o Benfica com seis. Se quiser saber o número de estrangeiros em todos os clubes clique aqui.

Mais Lidas

Patrocinados