ANTF: Treinadores aprovam alteração da II Liga

16 jun 2001, 12:13

20 clubes divididos em duas zonas

A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) aprovou, no Congresso de Santa Maria da Feira, uma proposta que visa reformular os quadros competitivos dos campeonatos profissionais, nomeadamente a fórmula da II Liga. 

A ideia já não era nova e tinha vindo a ser expressa, em declarações várias, por muitos treinadores portugueses: havia que alterar a estrutura da II Liga, não se justificando que ela continue a ter 18 clubes a nível nacional. A solução encontrada passa por alargar esse escalão para 20 clubes, em duas zonas: 10 no Norte, 10 no Sul. Os cinco primeiros de cada zona disputariam uma segunda fase, também a duas voltas e todos contra todos, sendo que os três primeiros dessa segunda fase seriam promovidos à I Liga. 

O quarto classificado disputaria com o 15.º da I Liga uma última vaga no escalão principal. Os clubes que ficassem entre o quinto e décimo posto da primeira fase, fariam também um segundo campeonato. Os três últimos desse campeonato seriam os despromovidos à II B, o 15.º classificado disputaria uma poule com os segundos classificados das três zonas da II B. Quem subiria à II Liga continuariam a ser os respectivos vencedores das três zonas, mas com esta fórmula abrir-se-ia a possibilidade de os segundos classificados terem uma oportunidade de disputar um lugar na II Liga. 

Importa explicar, ainda, que a segunda fase do campeonato da II Liga, tanto para os que ficaram entre o primeiro e o quinto posto como para os que se posicionaram entre o sexto e o décimo lugar, começaria não com tudo a zeros, mas cada clube ficaria, à partida, com metade dos pontos que conquistou na primeira fase. Esta cláusula permitiria que os clubes que fizessem uma melhor primeira fase fossem premiados, ficando com algum avanço na fase crucial da prova.  

Esta proposta, que mereceu amplo consenso junto do congresso, será apresentada, mais tarde, na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, na qual a ANTF tem assento e direito a voto. Falta saber quais serão as reacções das associações e dos clubes, através da Liga, a esta proposta inovadora.

Patrocinados