Tensão cresce para Figo antes do Barcelona-Real Madrid

9 out 2000, 12:45

Jogador diz que é alvo de uma campanha da imprensa catalã

Figo está já há uma semana com a selecção portuguesa, mas nem mesmo longe de Espanha consegue esquecer a pressão dos seus ex-adeptos do Barcelona. A tensão aumenta à medida que se aproxima o dia do regresso de Figo à capital catalã - o Barcelona-Real Madrid é já a 21 de setembro. 

A duas jornadas do clássico, as expectativas crescem à volta do regresso do jogador ao Camp Nou. O jornal catalão «El Mundo Deportivo» apelida este jogo de «encruzilhada» para Figo e compara-o à situação vivida por Michael Laudrup.  

O jornal recorda o jogo em que Laudrup foi assobiado nas poucas vezes em que tocou na bola e em que terminou num estado de autêntica «ausência anímica», que se reflectiu no rendimento da equipa. Para o «El Mundo Deportivo» a grande questão será a de saber se a história se repetirá, se será corrigida ou aumentada. 

Dando a entender que Figo tudo fará para não se apresentar diante dos seus ex-adeptos, lança três saídas possíveis. Ou Figo «força» uma expulsão no próximo jogo da I Liga diante do Deportivo, ou uma lesão no encontro com o Bayer LeverKunsen, em jogo a contar para a Liga dos Campões. A outra hipótese, que o «El Mundo» considera menos provável, será Del Bosque decidir dar um «descanso oportuno» ao médio português. 

Numa entrevista concedida durante o estágio da selecção nacional ao jornal madrileno «Marca», Figo reage. «Sei que há uma campanha muito forte contra mim por parte da imprensa catalã. Há muita gente que não me quer ver satisfeito e não me quer ver render a um bom nível». 

Aos comentários negativos que falam em inadaptação ou num mau momento de forma, Figo responde com despreocupação. «Conheço-me bem e em todas as temporadas levo algum tempo a atingir a melhor forma. As conclusões só deverão ser tiradas no final», diz Figo, que confessa sentir a pressão, mas não desarma: «É mais um desafio para mim.»

Mais Lidas

Patrocinados