Sporting «de primeira» desta vez não chegou (crónica)

4 ago 2000, 00:08

Empate a um golo em Leiria O filme parecia igual ao de Coimbra, mas na noite de quinta-feira a entrada ao intervalo da equipa principal leonina trouxe o consentimento do empate em vez da ampliação da vantagem.

O Sporting não repetiu, em Leiria, o número mágico da noite anterior, em Coimbra, na qual uma mudança de onze ao intervalo funcionou como mote para uma exibição de luxo tendo em conta a fase da época que se atravessa (vitória por 5-0 diante da Académica). 

A vencer por 1-0 ao intervalo, os «leões» consentiram o empate e não conseguiram daí passar. 

Diante de um União apostado em ganhar ritmo competitivo e entrosamento através da utilização de apenas 12 jogadores, Augusto Inácio também fez entrar após o intervalo a «primeira linha». O jogo, até então sensaborão, animou durante uns minutos, é certo, mas depressa o cansaço se sobrepôs ao raciocínio do lado leonino. 

A perder por 0-1, o União de Leiria pareceu galvanizar-se com a presença das estrelas maiores do lado contrário e o seu jogo ganhou consistência. Esteve muito longe do brilho, é certo, mas os minutos de competição e a entrada de Dinda para o meio-campo trouxeram melhorias. 

O empate surgiu num lance tão casual quanto o fora o do golo leonino (Iordanov a cabecear na sequência de um livre de Mahon quando não houvera oportunidades de golo): recebendo um passe curto de Nuno Valente na execução de um livre, Bilro rematou de ângulo difícil, longe da baliza e muito descaído para o lado esquerdo, Peter Schmeichel ficou a ver a bola passar e ela entrou junto do ângulo contrário. 

Foi, em suma, um jogo típico de pré-época. Pouco interessante do ponto de vista técnico e repleto dos «engasgos» próprios de quem anda à procura da velocidade certa. 

Ainda assim, houve espaço para algumas boas indicações de ambos os lados. O Sporting, percebe-se, pode ser poderosíssimo quando os mecanismos funcionarem e a forma física trouxer maior discernimento; o União aproxima-se a passos largos da conquista de um fio de jogo, o que nem sempre é fácil no início de Agosto. 

FICHA DO JOGO 

Estádio Municipal dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro: José Pratas (Évora)

Árbitros auxiliares: Carlos Matos e João Ai-Ai 

U. LEIRIA - Baptista; Bilro, Paulo Duarte, Taccola e Nuno Valente; Renato; Tiago e Luís Vouzela; Luís Carlos, Derlei e Krpan

Jogaram ainda: Dinda

Treinador: Manuel José 

SPORTING - Nélson; Iordanov, Babb e Vinicius; Quim Berto, Paulo Teixeira, Nuno Assis e Mahon; Kirovski, Spehar e Ayew

Jogaram ainda: Schmeichel, César Prates, Beto, André Cruz, Dimas, Mpenza, Toñito, Horvath, Rui Jorge, João Pinto, Acosta e Hanuch

Treinador: Augusto Inácio 

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Iordanov (13 m) e Bilro (66 m)

Disciplina: nada a assinalar

Mais Lidas

Patrocinados