International Board discute novas medidas disciplinares para o futebol

2 mar 2001, 20:08

Puxões de camisola deverão ser sancionados O international Board, organismo responsável pelas alterações às leis do futebol, vai discutir na próxima quarta-feira alguns projectos de alteração ao actual quadro regulametar. Os puxões de camisola e a distância das barreiras serão alguns dos temas em análise.

O International Board, organismo responsável pelas alterações às leis do futebol, vai reunir na próxima quarta-feira, em Edimburgo (capital da Escócia), para discutir algumas questões relacionadas com a disciplina dentro dos relvados. 

Os legisladores do desporto-rei pretendem limitar o comportamento anti-desportivo dos futebolistas e melhorar as regras disciplinares, de forma a tornar o espectáculo mais agradável. 

O International Board é composto por representantes das ligas inglesa, escosesa, galesa e norte-irlandesa, bem como por dirigentes da FIFA. Os vários participantes apresentarão propostas de melhoramento do actual quadro regulamentar, entre as quais se destaca o projecto galês, ao defender que «um jogador que, deliberadamente, agarre ou puxe a camisola de um adversário deve ser sancionado por comportamento anti-desportivo». 

Na reunião anual da Assembleia Geral do International Board serão ainda discutidas as conclusões de uma experiência realizada na Inglaterra, em que caso a barreira não guarde os 9,15 metros de distância regulamentares face à bola na marcaçao de um livre, este será marcado 9,15 metros à frente, onde deveria inicialmente estar a barreira. 

Estarão ainda em análise várias outras medidas, entre as quais a existência de dois árbitros em cada jogo, a distância dos placards de publicidade face às balizas e a regra do «golo de ouro», ou «morte súbita», consoante a perspectiva.

Patrocinados