«Pu-lo a jogar contra tudo e todos»

1 nov 2000, 02:40

Fernando Santos fala sobre Secretário

Fernando Santos, actual técnico do F. C. Porto, afirma peremptoriamente que «Secretário é um óptimo defesa-direito e dá todas as garantias a um treinador». 

«Trata-se de um óptimo profissional, que procura sempre cumprir tacticamente com o que lhe é pedido. E em termos defensivos é na realidade muito forte no um para um», acrescenta. 

São estes predicados que vê em Secretário que levam Fernando Santos a optar por ele quando se encontra bem: «Contra tudo e contra todos coloquei-o a jogar na final e na finalíssima da Taça de Portugal do ano passado. A aposta, como toda a gente viu, revelou-se certa.» 

Nesta temporada, prossegue o treinador portista, «o Secretário passou por uma fase complicada, pois ninguém consegue resistir psicologicamente a uma onda perfeitamente anormal como a que se levantou contra ele». 

«Nunca vi um jogador entrar em campo pela selecção e ser assobiado», reforça Fernando Santos, explicando em seguida que «no entanto ele soube responder muito bem nos treinos e procurou sempre trabalhar com afinco». 

«Quanto entendi que deveria apostar nele de novo fi-lo sem problemas e ele cumpriu bem. O Nélson também estava a cumprir, assinale-se, mas depois isso passou para o campo das opções puramente técnicas», conta o técnico azul e branco. 

Para Fernando Santos, aliás, «o jogo de Portugal contra a Holanda pode ter representado para o público em geral um ponto de viragem, mas a verdade é que o mais importante para ele foi voltar a jogar no Porto, pois de outra forma também não jogaria na selecção». 

Os outros textos 

1. Secretário em entrevista: «Jogo com a Holanda marcou a viragem» 

2. Factos e números 

3. A carreira 

4. Diz quem o conhece 

5. A reconciliação com o «tribunal» das Antas 

6. Envie-nos a sua opinião 

Voltar ao texto inicial

Patrocinados