De extremo a lateral

1 nov 2000, 02:40

A carreira de Secretário

Nasceu para ser extremo, mas imposições tácticas obrigam Secretário a recuar longos metros no terreno para fazer esquecer o mítico capitão João Pinto. O passar dos anos e os inúmeros vai-vens do eterno número dois já se notam nas pernas, pelo que o banco de suplentes é a opção certa. Bobby Robson toma a decisão e Secretário transforma-se no jogador mais polivalente do flanco direito, tendo no brasileiro Edmilson o parceiro ideal para as aventuras ofensivas. Estamos na época 95/96. 

Esta é a temporada dourada do portista. Reza a estatística que efectua 27 jogos, sempre como titular absoluto no rol dos jogadores intocáveis do treinador inglês. E nem o facto de actuar numa posição que não é a sua o inibe de pisar terrenos mais avançados. Sobe a preceito, juntamente com o colega brasileiro, formando uma ala dinâmica a atacar e rija a defender. Está dada a pedra de toque para a conquista do bicampeonato. 

As excelentes exibições levam Secretário aos píncaros na selecção portuguesa, adquirindo um lugar na faixa lateral direita. Na qualificação para o Europeu de 1996 é o eleito predilecto de António Oliveira, mas em Inglaterra as opções são diferentes. Frente à Dinamarca fica no banco e joga Paulinho Santos, repetindo-se a escolha no jogo com a Turquia. Motivo: mera opção táctica. 

A titularidade só chega no encontro com a Croácia, unicamente porque o seu colega do F. C. Porto fica impedido de jogar, carregado com cartões amarelos. António Oliveira gosta da exibição e a posição de lateral direito conhece um novo dono. Nos quartos-de-final Secretário actua durante os 90 minutos, com a República Checa, mas não evita o desaire colectivo nas terras de Sua Majestade. Nesta altura já o Real Madrid está na corrida ao jovem dragão. 

Os outros textos 

1. Secretário em entrevista: «Jogo com a Holanda marcou a viragem» 

2. Factos e números 

3. A carreira 

4. Diz quem o conhece 

5. A reconciliação com o «tribunal» das Antas 

6. Envie-nos a sua opinião 

Voltar ao texto inicial

Patrocinados