A verdadeira história de Secretário

1 nov 2000, 03:08

Especial Maisfutebol Foi assobiado sem piedade e recentemente reconciliou-se com o público português. Maisfutebol revisita a carreira de Secretário, fala com gente que o conhece bem e entrevista o jogador. Que segundo conta estava «cheio de saudades» de sentir o apoio das bancadas.

Carlos Alberto Oliveira Secretário, 30 anos, passou meses difíceis nos últimos tempos. Assobiado e mal tratado na maioria dos estádios portugueses - incluindo o das Antas - o jogador do F. C. Porto viveu recentemente uma espécie de redenção no Holanda-Portugal, que contou para a fase de apuramento do Mundial 2002. 

Com um trajecto importante no clube azul e branco e na selecção nacional, a carreira de Secretário conheceu também uma passagem pelo Real Madrid. Não foi coroada de sucesso, é um facto, mas poucos desdenhariam contar com o nome de um dos maiores clubes do Mundo no texto do currículo. 

Em 1996, uma reportagem tardia da SIC sobre alegadas ocorrências num estágio da selecção de Novembro de 95 - o famoso «caso Paula» - contribuiu para um extremar das posições dos adeptos em relação a Secretário, que passou a congregar muito mais ódios e incompreensão. 

O fenómeno começou por ser localizado mas foi-se estendendo à generalidade dos estádios de Portugal. Até que, na época passada, chegou às Antas. Facto no mínimo estranho, se não inédito, vindo da parte de um público que acarinha os seus de forma acérrima. 

Quando o Maisfutebol pensou em tentar perceber o fenómeno, Secretário estava na mó de baixo. Tinha acabado de recuperar o lugar de defesa-direito no F. C. Porto, mas continuavam os assobios. Na selecção ficava de fora. 

Chegaram entretanto o Holanda-Portugal e o F. C. Porto-V. Guimarães, dois marcos da reconciliação. 

Continuou a ser pertinente, todavia, recordar a carreira de Secretário desde os tempos em que começou a jogar na Sanjoanense, sistematizar o currículo do jogador e ouvir gente que o conhece e com ele trabalha ou trabalhou. 

A participação dos leitores do Maisfutebol é a parte do trabalho que falta. Quiçá a mais importante. Dê-nos a sua opinião, explique-nos por que assobiou este jogador ou por que sempre achou mal que outros o fizessem, conte-nos as razões da sua antipatia ou admiração por ele. 

Diga-nos de sua justiça enviando um e-mail para maisfutebol@iol.pt
 

Os textos 

1. Secretário em entrevista: «Jogo com a Holanda marcou a viragem» 

2. Factos e números 

3. A carreira 

4. Diz quem o conhece 

5. A reconciliação com o «tribunal» das Antas 

6. Envie-nos a sua opinião 

7. E-mails dos leitores

Patrocinados