Aplausos na estreia de Pena

1 set 2000, 19:58

Sócios do F.C. Porto voltam a sorrir O avançado que o F.C. Porto contratou ao Palmeiras centrou atenções no treino da tarde. A primeira aparição de Pena não foi fulgurante, mas desencadeou o processo de recuperação da confiança em cada um dos sócios presentes.

Uma atracção vespertina a quebrar a monotonia dos últimos dias e a arrancar declarações tímidas e avulsas dos muitos sócios que forravam a pedra da bancada do campo de treinos nº 1 do Estádio das Antas. Falava-se de Pena, com os olhos presos a cada movimento do brasileiro apresentado minutos antes. O passe simples motivava um sorriso, um ensaio de remate autorizava um suspiro. Têm faltado golos ao F.C. Porto e os adeptos começam a detectar no reforço brasileiro a eventual ultrapassagem da escassez de pontapés certeiros. 

O desempenho de Pena, para já, foi comedido. A paragem das duas últimas semanas, iniciada com viagens de S. Paulo para a Baía, depois para Barcelona e finalmente para o Porto, impediu-o de se apresentar na melhor forma física. O jogador já prometeu que recuperará rapidamente, assegurando que não poupará energia nos esforços que lhe forem exigidos. Os golos surgirão mais tarde. 

O segundo treino do F.C. Porto teve sensivelmente a mesma duração que o da manhã, ainda que Fernando Santos tenha insistido em exercícios mais demorados e diversificados, no pressing e na posse de bola. Rubens Júnior e Hilário voltaram a abandonar o grupo assim que a bola exigiu movimentos mais bruscos, enquanto Pizzi e Deco evoluíram com os companheiros, complementando a actividade na relva com trabalho de ginásio. 

Amanhã, o plantel portista treina de manhã (9.30), devendo manter a contenção verbal imposta após a deslocação a Vigo. Os jogadores foram aconselhados pela SAD «a evitar falar com a Comunicação Social» - versão confirmada pelo departamento de Relações Externas - até que surjam novas ordens da torre de vidro frontal ao estádio.

Patrocinados