Infantino insiste num Mundial com 40 seleções

27 abr 2016, 16:17
Gianni Infantino (Reuters)

Presidente da FIFA diz que já está a trabalhar na ideia

Gianni Infantino voltou a manifestar a vontade de ampliar o número de seleções presentes no Mundial de 32 para 40, até 2026. A ideia serviu de campanha do novo presidente da FIFA e agora Infantino pretende convencer os parceiros para concretizar a ideia.

De visita a Seul, na Coreia do Sul, Infantino garantiu já estar a trabalhar para que a ideia se concretize: «Estou a tentar convencer todo a gente. Já começámos e vamos continuar a fase de consulta, que envolverá agora todas as partes interessadas, as associações e os clubes em particular.»

Na mesma ocasião, o dirigente explicou o porquê de desejar um Mundial com 40 seleções: «Acredito que é importante aumentar o tamanho e o número de equipas nos Mundiais porque temos de ser mais inclusivos. Porque hoje o futebol não é só a Europa ou a Europa e a América do Sul. O futebol é o mundo.»

«Não é nenhum segredo que acredito que podemos colocar 40 seleções no Campeonato do Mundo. Esse número representa apenas 19 por cento dos membros da FIFA, não é muito em comparação com as fases finais continentais, que reúnem entre 30 por cento e 100 por cento dos filiados. Estaríamos a dar oito países a possibilidade de participar, mas a muitos outros a hipótese de sonhar em estar num Mundial, para jogar as eliminatórias de uma forma sólida», reforçou.

Relacionados

Patrocinados