ManUtd-Porto: dê uma volta pelo paraíso vermelho

9 mar 2004, 17:49

«Mega store» do United é um exemplo para o mundo

Muito se fala do orgulho britânico. Mais, do orgulho de um adepto em ser apaixonado pelo Manchester United. Autêntica máquina de fazer dinheiro, o clube mais rico do mundo tem uma estrutura tão bem montada que consegue espalhar os seus braços até aos locais mais longínquos do mundo.

Percorrendo a zona de Old Trafford (na periferia da cidade), começando pela estrada Sir Matt Busby, chega-se à enorme fachada do maior estádio de um clube em Inglaterra, aquele que também é conhecido como «Teatro dos Sonhos». Aqui qualquer entusiasta de futebol poderá ter passagens oníricas sobre os êxitos de quem tem prazer a praticar o «beautiful game». A fachada da bancada sul é simplesmente imponente, totalmente espelhada e apenas envergando as letras vermelhas do clube. No centro, a «Megastore», um hipermercado de produtos de todas as qualidades e feitios, que serve para fazer inveja a qualquer rival.

Aqui, as regras de marketing estão aplicadas de início a fim, possivelmente conseguindo cativar o mais entusiasta adepto do Liverpool ou Arsenal. Logo à entrada a imponência de um local debruado a negro e encarnado. Camisolas, calções, meias, bolas, chapéus, gorros, cachecóis, bonecos, brinquedos, livros, cassetes de vídeo e até roupa interior masculina cabem nesta impressionante montra de consumo.

À frente de todas as imagens surge o ídolo do momento: Ruud Van Nistelrooy. O mortífero avançado holandês, ou pelo menos a imagem dele, surge a cada esquina, nas paredes, nos ecrãs plasma, estampado em tudo o que é tecido. Logo atrás vem Roy Keane, que sabe como ninguém ser um verdadeiro diabo, assim como Ryan Giggs ou Paul Scholes. De Beckham, nem um único sinal. Como se pensasse que detém o poder de apagar o mítico número 7 dos pensamentos dos adeptos, o Manchester United simplesmente não aborda a figura de David, embora nas imediações do recinto seja possível encontrar artigos não oficiais do actual companheiro de Figo no Real Madrid.

No lugar do loiro surge um outro nome, bem conhecido de todos nós, Cristiano Ronaldo, uma figura com potencial enorme em termos de imagem. Isso, obviamente, já está a ser levado em linha de conta. «There is only one Ronaldo» terá sido a t-shirt mais vendida nos primeiros dias do português no norte de Inglaterra e continua a sair em abundância. Concorrendo com outros colegas pelo top de vendas, a camisola 7 do jovem madeirense consegue ser tão chamativa como a de Saha, o mais recente reforço.

É impossível sair da «Store» sem um enorme sorriso nos lábios. Todos os adeptos gostariam de uma loja assim e, na verdade, nem teria de ser tão grande, apenas especial e preocupada em corresponder às intensas necessidades de quem ama o seu clube. Mais uma vez, Manchester United é um exemplo para todos.

Patrocinados