Alex Telles: «Todos os jogadores gostavam muito do Nuno Espírito Santo»

7 jul 2017, 12:23
Alex Telles (Lusa)

Lateral do FC Porto fala ainda da expulsão com Juventus e de Sérgio Conceição

Alex Telles foi uma das grandes figuras do campeonato português na época passada. O lateral do FC Porto foi capaz de conquistar um lugar no onze de Nuno Espírito Santo e destacou-se, sobretudo, pelas várias assistências para golo.

Ainda assim, houve um episódio que, aparentemente, marcou pela negativa a época de estreia pelos dragões: a expulsão frente à Juventus, que contribuiu decisivamente para a eliminação dos portistas nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

«Para mim foi uma tristeza enorme. Era o jogo mais importante da minha vida e acabei deitando por água abaixo uma grande oportunidade. Talvez por estar muito concentrado ou por estar na adrenalina do jogo. Não sou um jogador de ser expulso tão facilmente. Tenho poucos cartões vermelhos na carreira. Mas foi um caso à parte, aprendi muito com os meus erros. Errei e todos sabem disso. Não tenho dúvidas que cresci muito com esse episódio, tive o apoio da minha família, dos meus companheiros, do técnico. Todos me apoiaram muito. Hoje ainda sou muito lembrado por isso, fui criticado em alguns momentos. É a verdade de outra pessoa, procuro a minha verdade e pretendo melhorar a cada dia. Aprendi muito e tenho a certeza de que isso me fez crescer muito. A partir de hoje serei um jogador diferente nesse sentido e isso serviu de aprendizagem», afirmou, em entrevista ao Lance.

Depois de experiências na Turquia e também em Itália, o jogador de 24 anos estabeleceu-se no FC Porto, então orientado por Nuno Espírito Santo, técnico que lhe deixou várias recordações positivas.

«Foi a primeira vez que trabalhei com o Nuno Espírito Santo. No início, ele não me conhecia bem, mas foi descobrindo as minhas características ao longo da temporada. Em determinado período, ele foi-me conhecendo melhor, passou a colocar-me nas bolas paradas, dando-me mais liberdade no ataque. Passei a marcar muito melhor depois das minhas passagens pela Turquia e Itália, aprendi muitas coisas que me fizeram ter uma parte defensiva mais sólida. A partir daí, pude usar a minha maior qualidade que é o ataque, de deixar o avançado em boa posição para marcar. Com o tempo foi dando certo, as assistências foram saindo, com cruzamentos e em bolas paradas, o que foi me dando confiança. E espero continuar nesta vertente para ajudar o FC Porto», referiu.

Ainda sobre Nuno Espírito Santo, Alex Telles admitiu ter sentido tristeza no momento em que soube da saída do técnico.

«Essa questão de continuar ou não deixo a cargo das pessoas do clube, que analisam esse tipo de trabalho. O que posso dizer é que o Nuno fez um grande trabalho, deixou-me bem à vontade. Era uma grande pessoa, todos os jogadores gostavam muito dele. Mas sabemos que o futebol são os resultados e o clube não conseguiu o seu principal objetivo que era o título. Nós jogadores também ficámos bem tristes e abalados com essa situação, até por não conseguirmos conquistar o título nos últimos quatro anos. Estamos a representar o clube e não vem sendo algo positivo. Mas sabemos que futebol é o momento, que traz coisas novas e está sempre a mudar. Temos que estar preparados para os novos obstáculos e fazer o FC Porto voltar a ser campeão. Pelo grande clube que é, precisa de ser campeão todos os anos e sabemos a responsabilidade de cada jogador», sublinhou.

Sobre o título perdido para o Benfica, o lateral recordou os vários empates cedidos dentro de portas.

«Nós jogadores sabemos que pecámos muito nos jogos em casa, tivemos muitos empates. Uma equipa como o FC Porto não pode ter essa perda de pontos tão grande. Para a disputa do título, não podemos vacilar, os detalhes são importantes. Foi nisso que acabámos por pecar. Foram dez empates no campeonato e apenas duas derrotas. Perdemos pouco, mas foram os empates que nos deixaram na segunda posição», explicou, acrescentando que os adeptos «ficaram muito chateados» e que «houve uma cobrança depois do último jogo».

Quanto ao novo ciclo nos dragões, com Sérgio Conceição aos comandos da equipa, Alex Telles mostra-se expectante.

«Espero que venham coisas positivas. Mudanças são feitas para melhorar. O grupo é jovem, merece toda a atenção para poder voltar a conquistar títulos. O Sérgio fez um excelente trabalho no Nantes, conseguiu resgatar uma equipa de uma posição má e terminou o campeonato francês muito bem. Sabemos que é um treinador muito competente, que sabe o que faz. O lado bom é que ele já foi jogador, sabe o que cada um gosta e o que cada um precisa. Não tenho dúvidas de que vai ser uma sintonia muito boa e só esperamos o melhor dele, assim como ele espera o melhor de nós. Esperamos fazer um grande trabalho e poder terminar com o título», indicou.

Brasil

Mais Brasil

Mais Lidas

Patrocinados