Portugal-Eslovénia: um novo Europeu

Vítor Maia , Enviado especial ao Euro 2024, em Frankfurt
1 jul, 10:00

Dia de mudanças. A Seleção recuperará a versão do jogo contra a Turquia ou apresentará uma imagem pálida do que é como aconteceu diante da Geórgia. Onzes prováveis

Depois de dois triunfos nos jogos inaugurais, Portugal perdeu contra a Geórgia na última jornada do grupo F. O desaire não teve influência nas contas da Seleção que, esta segunda-feira, tem duelo agendado com a Eslovénia, nos oitavos de final.

Mas que equipa nacional, em termos exibicionais, teremos em Frankfurt? A do jogo com a Turquia ou a que se apresentou em Gelsenkirchen diante dos georgianos? 

Portugal precisa da sua melhor versão para bater os eslovenos - ninguém se esqueceu de março. No fundo, tem de enfrentar o próprio destino para este «novo» Europeu como referiu Martínez.

Sporar e Šeško, as maiores ameaças

Na antevisão ao jogo, Bruno Fernandes e Roberto Martínez repetiram várias vezes a importância da dupla de atacantes na estratégia das «Águias Verdes». O ex-Sporting e o avançado do Leipzig são os homens alvo na forma de jogar da Eslovénia e é a partir destes dois, muitas vezes, que a seleção inicia os seus ataques. Mais do Sporar, Šeško é a maior esperança dos eslovenos para bater Portugal.

Não é, ainda assim, pelo ataque que a Eslovénia mais se destaca. A consistência defensiva é a maior qualidade dos eslovenos que têm em Oblak um dos melhores guarda-redes do Mundo e uma espécie de «porto seguro».

Regresso ao 4x3x3?

Portugal apresentou frente à Chéquia e à Geórgia uma equipa montada em 3x4x3. O que é que as duas seleções têm em comum? Ambas jogavam com dois avançados na frente e em bloco baixo tal como se espera que a Eslovénia jogue. 

Veremos qual a decisão de Roberto Martínez em relação à estratégia para este encontro. Palhinha voltará à equipa titular? O selecionador deixou essa hipótese no ar depois de ter substituído o médio defensivo, que estava em risco para os oitavos de final, ao intervalo no jogo com a Geórgia. A entrada do jogador do Fulham significará, certamente, uma equipa em 4x3x3.

Rafael Leão, que falhou a partida anterior por castigo, deve ter lugar no 'onze', até tendo em conta os elogios que recebeu de Roberto Martínez na véspera. Tem a palavra o selecionador nacional.

Relacionados

Vídeos Euro 2024

Mais Vídeos Euro 2024

Patrocinados