Estão a chover copos de plástico de cerveja no Euro 2024 - sobre os jogadores, adeptos e comentadores televisivos

CNN , Ben Morse
25 jun, 18:00
O guarda-redes esloveno Jan Oblak bate um livre durante um jogo contra a Sérvia no Euro 2024 com copos de cerveja à sua volta. Carl Recine/Getty Images

Não só os golos que estão a marcar o Euro. Nos estádios também há cerveja... pelo ar

O Euro 2024 tem sido considerado um sucesso por muitas razões diferentes, especialmente pela qualidade dos jogos com muitos golos.

No entanto, outro fenómeno que se verificou nos primeiros 12 dias do campeonato europeu de futebol foi o facto de os adeptos terem atirado copos de cerveja de plástico para os campos ou para outros adeptos.

Durante o jogo de segunda-feira entre a Croácia e a Itália, os copos choveram das bancadas quando os jogadores italianos tentavam cobrar cantos, e das bancadas superiores da Red Bull Arena, em Leipzig, para as bancadas inferiores durante os festejos dos golos.

Alguns jogadores reagiram com ligeireza, nomeadamente o francês Antoine Griezmann, que sorriu ao ver os adeptos holandeses atirarem copos para junto de si na bandeira de canto. Outros jogadores limparam os detritos do relvado de forma menos alegre.

Nas redes sociais, os adeptos italianos que se encontravam nas bancadas inferiores mostraram a sua raiva contra os seus homólogos croatas que se encontravam nas bancadas superiores, depois de ficarem cobertos de cerveja, enquanto os jornalistas também foram apanhados no meio do fogo cruzado.

A dupla de comentadores da BBC no jogo em Leipzig, Jonathan Pearce e Danny Murphy, antigo jogador da seleção inglesa, pintou uma imagem particularmente vívida do que estava a acontecer à sua volta durante a cobertura em direto.

"Estamos a ficar encharcados", disse Murphy, enquanto Pearce acrescentou: "Estamos a ficar absolutamente encharcados aqui em cima".

"Isto não pode continuar, copos a serem atirados das bancadas", disse Pearce mais tarde no comentário. "Os jogadores estão a ver copos de plástico a serem atirados para o campo e isso está a acontecer cada vez mais.

"Ontem estive a falar com alguns alemães e eles disseram que não vão permitir que isto continue. Vão impedir as pessoas de beber".

A UEFA - organismo que rege o futebol europeu - afirmou em declarações à CNN que o seu órgão disciplinar irá "aguardar os relatórios" do jogo entre a Itália e a Croácia "antes de considerar qualquer ação". Quanto à questão do arremesso de copos de cerveja em futuros jogos, a UEFA não fez qualquer atualização.

Segundo o The Athletic, os adeptos têm de pagar uma caução de 3 euros por um copo, além de um mínimo de 6 euros pela cerveja.

Beber álcool nas bancadas não é muito comum no futebol mundial. No Reino Unido, é estritamente proibido, sendo apenas permitido beber nos átrios.

 

Imagem de topo: o guarda-redes esloveno Jan Oblak bate um livre durante um jogo contra a Sérvia no Euro 2024 com copos de cerveja à sua volta. Carl Recine/Getty Images

Vídeos Euro 2024

Mais Vídeos Euro 2024

Patrocinados